12/11/2020 às 11h16min - Atualizada em 12/11/2020 às 11h16min

Energisa orienta população de modo a evitar acidentes com a rede elétrica durante temporais

Empresa está preparada para enfrentar o período de chuvas;

Comunicação Social Energisa
O período de chuvas fortes, acompanhadas por ventos e raios, chegou na região Sudeste. A Energisa conta com um Plano de Contingência para Situações de Calamidade e equipes preparadas para atuar em situações climáticas mais severas. Durante período chuvoso, é muito importante redobrar os cuidados para garantir a segurança e evitar acidentes envolvendo eletricidade.  

“Os temporais podem causar danos externos e afetar a rede elétrica. Este é o período em que o número de ocorrências aumenta. As chuvas com ventos fortes podem provocar quedas de árvores sobre os fios, partindo os cabos ou até mesmo provocando a queda de postes. Uma das principais recomendações é manter distância de fios soltos na rua e comunicar a Energisa imediatamente, pois o cabo pode estar energizado e causar grave acidente”, explica o gerente de Operações, Anderson Rabelo Rosa.  

Além disso, neste período é comum o aumento do número de tempestades com raios que também podem provocar a falta de energia e danificar equipamentos elétricos. Em 2019, a Energisa registrou cerca de 94 mil raios nos 66 municípios atendidos pela Energisa em Minas Gerais e o número de ocorrências provocadas por eventos climáticos chegou a 4.900 atendimentos.   
    
Equipes preparadas  
  
Anualmente as equipes passam por uma simulação para colocar em prática o Plano de Contingência, que define as responsabilidades, de forma a orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias para que a empresa atue com agilidade diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões, dentre outras situações que causam impactos ao sistema elétrico. Em situações de contingência, a empresa pode mobilizar entre 15% e 20% do seu contingente de equipes que atendem a toda área de concessão em uma única regional, incluindo manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo.  
  
O objetivo do simulado, realizado no dia 25 de setembro, foi reforçar as ações do plano e avaliar o desempenho de todas as áreas envolvidas, diante de situações reais de emergência. Entre as ações do simulado estão o acionamento de todas as frentes de trabalho que devem executar as ações previstas no Plano, simulação de manobras pelo Departamento de Operações, simulação de perda de infraestrutura, perda do Centro de Operações, que monitora todo o sistema elétrico entre outras.       

“A empresa conta com equipes treinadas e mobilizadas para atender à população o mais rápido possível em casos de interrupções de energia, além de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento dessas situações, garantindo o restabelecimento de energia o mais rápido possível com segurança e eficiência”, comenta o gerente.




  
População também deve ficar atenta  
  
“Vale reforçar que água e eletricidade não combinam, afinal o líquido é um condutor natural de energia elétrica podendo causar choques e até mesmo acidentes fatais. Por isso é fundamental alertar a população sobre os cuidados para a prevenção de acidentes, principalmente nesta época do ano. Com eletricidade não se brinca. Apenas profissionais qualificados podem mexer na rede elétrica”, destaca Rabelo.  
  
Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:   
   
  • Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;  
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;  
  • Deixe para carregar ou smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;  
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;  
  • Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;  
  • Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc);  
  • Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;  
  • Durante temporais, evite aglomerações;  
  • Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele;  
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;  
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;  
  • Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;  
  • E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa Minas Gerais pelo telefone 0800 032 0196, pelo WhatsApp da Gisa, no número (32) 9 8426-1352, pelo aplicativo Energisa On, redes sociais ou pelo site energisa.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »