19/11/2020 às 09h29min - Atualizada em 19/11/2020 às 09h29min

Abertas inscrições para as últimas turmas do curso sobre encerramento de mandato

O objetivo é proporcionar conhecimento legal e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais do encerramento de mandato.

O prédio histórico do Paço Municipal de Leopoldina localizado na rua Lucas Augusto nº 68 (Assessoria de Imprensa da PML)
Para auxiliar os gestores e agentes  públicos municipais a  não incorrerem em irregularidades no processo do término de mandato, já estão abertas as inscrições para a realização de  duas turmas   do   curso  sobre    encerramento  de  mandato,  de  forma totalmente   virtual, nos dias 26 e 27 (9ª turma) e 30 de novembro e 1 de dezembro (10ª turma). Inscreva-se.
 
O curso faz parte da nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, denominada “Capacitando a Gestão Pública”, fruto da parceria entre a AMM e o Sebrae. O público-alvo dessa etapa são os gestores e servidores públicos das mais diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com a temática. O objetivo é proporcionar conhecimento legal e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais do encerramento de mandato.
 
A metodologia do curso é focada na exposição da legislação regente, estudo de casos concretos, apresentação de jurisprudência dos Tribunais de Contas e Tribunais Superiores sobre a temática, compartilhamento de experiência entre os participantes.
 
Os dois dias de curso são divididos em três módulos.  O Módulo I aborda a   Lei   de   Responsabilidade   Fiscal  (LRF). O Módulo 2 é voltado para as questões financeiras da administração  municipal.  No último módulo, são apresentadas as condutas vedadas pela Lei Eleitoral, o calendário de  vedações e consequências (envolvendo todas as normas) e a colaboração com outros Entes Públicos. Para encerrar, é discutido o processo de Transição de Governo e os dez passos para a boa governança.

Mais informações e inscrições aqui.
 
O Projeto
 
O Desenvolve Minas Gerais faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, realizado em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.

A primeira etapa da parceria consiste na realização do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. Já aconteceram 16 encontros, com a participação de técnicos da AMM, do Sebrae e de entidades parceiras, que vão vislumbrar as características de cada uma das microrregiões do Estado e analisar aquilo que é mais importante de ser debatido.

Fonte> Associação Mineira de Municípios
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »