06/01/2021 às 08h01min - Atualizada em 06/01/2021 às 08h01min

Criador da Unipac em Leopoldina, Bonifácio Andrada morre aos 90 anos

A FUPAC chegou a Leopoldina no ano de 1991 com o curso de Ciências Contábeis.

A FUPAC-UNIPAC fica no final da Rua Carmita Monteiro (Foto: Iury M. Silva/Divulgação)
Morreu na noite desta terça-feira, 5 de janeiro, o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, de 90 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, após sofrer complicações causadas pela COVID-19. Pelo Instagram, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), filho de Bonifácio lamentou a perda. "Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje (terça) no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte", escreveu o político.
 
Bonifácio José Tamm de Andrada nasceu em Barbacena (MG) e iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados em 1979, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ele permaneceu na Casa até 2019, quando representava o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foram 10 legislaturas na Câmara.
 
O ex-deputado federal era professor e advogado. Também exerceu os cargos de vereador em Barbacena, entre 1954 e 1958, e deputado estadual por Minas Gerais por quatro mandatos, entre 1959 e 1975. Atuou ainda como reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) entre 1998 e 2002, além de professor de direito em diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bonifácio Andrada era membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG).

A História da FUPAC

A história das Faculdades da Fundação Presidente Antônio Carlos, FUPAC, e da Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, teve início em 1963, quando o deputado e professor Bonifácio Andrada apresentou um projeto de lei que aprovado deu origem à Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena, Minas Gerais. A instituição, por lembrança do deputado Hilo Andrade, passaria a se chamar Fundação Presidente Antônio Carlos. Era o nascimento da FUPAC, que mais tarde tornar-se-ia uma das maiores instituições universitárias do país. O deputado Bonifácio Andrada transformou em realidade o seu intento em 1965. Coube a ele presidir a instalação das duas primeiras instituições universitárias em Barbacena.

A FUPAC chegou a Leopoldina no ano de 1991 quando era prefeito  de Leopoldina Márcio Freire, com o curso de Ciências Contábeis. O seu campus atual foi inaugurado quando era prefeito José Roberto de Oliveira, com vários outros cursos em funcionamento.

Fontes> Instagram e Fupac/Unipac


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »