20/01/2021 às 22h20min - Atualizada em 20/01/2021 às 22h20min

Dia de São Sebastião foi celebrado em toda Diocese de Leopoldina

Em Leopoldina uma carreata com a imagem do santo saiu pelas principais ruas centrais da cidade, retornando à catedral

Fotos: João Gabriel B. Meneghite/Diocese de Leopoldina
A Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira, celebrou a Festa de São Sebastião, padroeiro de nove paróquias e 39 comunidades eclesiais missionárias em seu território episcopal. Na região, São Sebastião é o santo protetor de sete municípios, sendo feriados municipais em São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande, São Geraldo, Rodeiro, Piraúba, Eugenópolis e Leopoldina.

Devido à crise sanitária do Covid-19, as tradicionais festividades tiveram suas programações alteradas, preservando as novenas, carreatas e as celebrações durante todo o dia, proporcionando aos fiéis alternativas de horários para participarem das missas presenciais, além de serem transmitidas pelas redes sociais das paróquias.



O município de Leopoldina (MG) é Sé Episcopal, tendo sua catedral o nome São Sebastião. A antiga Igreja Matriz foi criada no dia 27 de abril de 1854 pela mesma lei que elevou o Distrito de São Sebastião do Feijão Cru à condição de Município de Leopoldina.

Para celebrar o padroeiro do município e do principal templo católico da Diocese de Leopoldina, a Paróquia Catedral de São Sebastião organizou novenas entre os dias 11 e 19 de janeiro, com temas e reflexões sobre a vida do mártir soldado.

Neste dia 20 de janeiro, a programação teve início às 7:00, com uma celebração de uma Santa Missa presidida pelo Pe. Wallace Andrade Teixeira, pároco da Paróquia Catedral de São Sebastião e cura dessa Igreja Mãe da Diocese de Leopoldina;



Em seguida, uma carreata com a imagem do santo saiu pelas principais ruas centrais da cidade, retornando à catedral para a segunda celebração do dia, às 10:00, presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo. À noite, foram encerradas as festividades com a missa das 19:00 horas, presidida pelo cura da Catedral. Durante o dia, o templo ficou aberto para a visita dos fiéis, respeitando o distanciamento e número de pessoas no interior da Igreja.

Em mensagem gravada a toda população, dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina, comentou que o dia é muito especial para toda a Igreja, especialmente o município de Leopoldina e toda a diocese.

Ele falou sobre a história de fé e luta de São Sebastião e pediu para que nosso padroeiro abençoe as cidades, a Diocese de Leopoldina e todo o mundo, neste momento difícil em que lutamos contra a terrível epidemia do Covid-19.



Fonte> Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »