13/04/2021 às 16h28min - Atualizada em 13/04/2021 às 16h28min

Projetos de turismo e desenvolvimento rural são apresentados durante reunião na Câmara

Otávio Machado apresentou três projetos que estão sendo desenvolvidos na região desde 2002 e solicitou apoio dos vereadores para implantação em Leopoldina.

O médico veterinário e consultor rural, Otávio Machado Barbosa
Em atendimento ao Requerimento nº 07/2021, de autoria dos vereadores José do Carmo Fófano (PSB) e Rodrigo Pimentel (PV), o médico veterinário e consultor rural, Otávio Machado Barbosa, esteve participando da reunião ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 05 de abril de 2021.

O objetivo do convite foi a apresentação de três projetos desenvolvidos pelo convidado em municípios na região: histórico da avicultura em ambientes fechados, turismo de eventos e agroturismo ligado ao ciclismo, além de desenvolvimento rural sustentável voltado para o pequeno produtor rural.

Otávio Machado iniciou sua explanação falando sobre a Associação Ornitológica Mineira que foi criada em Leopoldina no ano passado e que já teria realizado seu primeiro evento se não fosse a pandemia de Covid-19. Ele informou que a associação é filiada à Federação Ornitológica Brasileira e tem a expectativa de realizar em Leopoldina o Campeonato Mineiro de Aves criadas em ambientes fechados e uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Canto Livre.

O médico veterinário destacou que esses eventos podem trazer recursos para o município, movimentando hotéis e restaurantes, além da interação cultural com outros estados e países, envolvimento das escolas locais, preservação ecológica e projeção do município em nível nacional. Durante a palestra, foram apresentados slides explicando como se deu o processo de criação da associação e suas finalidades, as cidades participantes, além da apresentação dos pássaros que são considerados domésticos.

Otávio Machado explicou ainda que a finalidade da associação é difundir, orientar, defender, uniformizar e trabalhar os diversos aspectos de criação e reprodução de aves para o desenvolvimento da ornitologia, com aprimoramento das espécies e suas mutações, colaborando sempre que possível com os órgãos públicos na proteção e preservação dos pássaros. Ele encerrou o tema apresentando uma breve história da origem dos canários.

Em seguida, o convidado apresentou um projeto de desenvolvimento rural que, desde 2002, vem sendo desenvolvido por sua empresa em diversos municípios da região, tais como Guiricema, Miradouro, Visconde do Rio Branco. Segundo ele, trata-se de um projeto voltado para o pequeno produtor, baseado na diversidade rural, com incentivo às práticas de melhoramento genético, produção de doces artesanais, criação de animais e aves, plantação de mudas frutíferas e ornamentais, hidroponia, produção leiteira, entre outras. Durante a explicação do convidado, foram apresentados slides das ações realizadas, o perfil dos produtores rurais atendidos e as mudanças provocadas na vida das pessoas envolvidas.

Otávio Machado também discorreu sobre o projeto de ciclismo rural, informando que sua criação se deu a partir da constatação de que é grande o tráfego de bicicletas na zona rural. Ele explicou que o objetivo foi mapear com GPS as trilhas utilizadas pelos ciclistas, além da criação de um aplicativo com todos os dados das trilhas, inclusive sua extensão e pontos de apoio, onde são comercializados produtos alimentícios para atender às necessidades dos ciclistas. Além disso, salientou o convidado, poderão ser criadas competições e calendário de evento visando o desenvolvimento da cadeia produtiva através do ciclismo.

Ao final, foi apresentado um vídeo institucional sobre a Federação Ornitológica Brasileira e os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas a cerca dos projetos apresentados. Otávio Machado respondeu a todas as perguntas e agradeceu a oportunidade de comparecer à Câmara para explanar essas atividades que estão dando certo em outros municípios e que precisam ser desenvolvidas em Leopoldina.

Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »