27/04/2021 às 12h48min - Atualizada em 27/04/2021 às 12h48min

Mais de 60 crianças produzem curta em oficinas remotas de festival em Leopoldina

Lançamento foi em comemoração aos 167 anos do município onde surgiu o festival e cenário do filme realizado em rotoscopia.

Livian Pace e Mauro Morais
Produção foi lançada nesta terça-feira, 27 de abril, em comemoração pelo aniversário da cidade mineira de Leopoldina, sede da primeira edição do festival, que este ano acontece on-line, entre 7 e 11 de junho.
 
Cidade + criança + brincadeira + cinema = ver e fazer filme. De forma remota, cada um em sua casa, 62 crianças produziram um curta-metragem nas oficinas de artes da segunda edição do Festival É Tudo Criança. A produção tem lançamento nesta terça, 27, no canal do Youtube  e no Instagram do evento (@festivaletudocrianca [1]), em comemoração aos 167 anos de Leopoldina, cidade onde surgiu o festival e cenário do filme realizado em rotoscopia.
 
"Animação com criança é sempre muito divertido, porque elas são muito intuitivas e compreendem os processos rapidamente. Mas a distância complica um pouco, porque o processo não é visto na hora", pontua Mirian Rolim, que ministrou de forma remota a oficina de animação em rotoscopia. Para o trabalho, os pequenos e as pequena leopoldinenses receberam cenas, algumas de filmes da edição passada, para, assim, construir a rotoscopia.

"As cenas foram impressas como uma fotografia, nomeadas com uma legenda embaixo e cada criança recebeu uma para animar. As apostilas foram recolhidas nas casas delas e escaneadas para que a edição do curta acontecesse", explica a profissional, graduada em cinema de animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Como um "esquenta" da edição que acontece on-line entre os dias 7 e 11 de junho, o Festival É Tudo Criança também realizou oficina de desenho, com Zezé Salles. "Foi uma experiência incrível", avalia Zezé, pedagoga e contadora de histórias de Leopoldina com longa trajetória nas artes cênicas local. "Entrei dando algumas dicas sobre colorido, desenho, figuras geométricas, linhas, uso da imaginação e importância por deixar fluir a criatividade. Fui surpreendida positivamente", avalia ela, uma das fundadoras do Grupo Teatral Seiva de Luz.

On-line para alcançar ainda mais crianças

Em sua segunda edição, o Festival de Cinema Infantil É Tudo Criança é uma iniciativa inédita na região e ganha nova dimensão este ano, quando espera alcançar mais de 10 mil espectadores no país. "A troca e a vivência coletiva foi alterada com a pandemia e ocorre, agora, no ambiente familiar. Espero que o festival também sirva a esse momento de comunhão e possibilite que toda a família assista junta, debata, brinque e experimente fazer cinema", observa Iano Oliveira, coordenador do evento.

O festival, que em 2021 recebeu 129 inscrições de todo o Brasil, será transmitido pelo site (www.festivaletudocrianca.com.br [2]), e se dividirá em quatro mostras: duas especiais (Criança Faz Cinema e Sabiá) e outras duas competitivas (Infâncias Plurais e Minas Gerais). Todos os filmes concorrerão ao prêmio de melhor filme pelo júri popular e os integrantes da mostra competitiva irão concorrer à melhor filme pelo júri técnico.

O evento conta ainda com o Webinário "Infância, educação e cinema", além de oficinas de arte. "Temos o compromisso de contribuir com a formação intelectual, artística e motora das infâncias", indica Iano Oliveira, que espera divulgar os selecionados no início de maio. Nesta edição, o Festival É Tudo Criança foi contemplado com os recursos do edital estadual da Lei Aldir Blanc.

Siga o É Tudo Criança
 www.festivaletudocrianca.com.br

instagram.com/festivaletudocrianca/

facebook.com/etudocrianca/

Links:

[1]https://www.instagram.com/festivaletudocrianca/
[2] http://www.festivaletudocrianca.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »