21/06/2021 às 16h01min - Atualizada em 21/06/2021 às 16h01min

Presidente da Câmara de Juiz de Fora visita Leopoldina e defende união entre os municípios

Juraci Scheffer apresentou o Plano Estratégico da Câmara de Juiz de Fora e todo o conteúdo digital do projeto de estacionamento rotativo daquele município.

Juraci Scheffer, Presidente da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora
Em retribuição às recentes visitas que os vereadores de Leopoldina fizeram a Juiz de Fora, o Legislativo Municipal recebeu a visita do presidente e vereador da Câmara daquela cidade, Juraci Scheffer (PT), durante sessão ordinária, realizada na terça-feira, dia 15 de junho de 2021.
 
Em seu pronunciamento, foi destacada a relação muito próxima das duas cidades e a busca de um entrosamento ainda maior nos aspectos econômico, cultural e no desenvolvimento da Zona da Mata. Juraci Scheffer apresentou dados que comprovam um esvaziamento e um empobrecimento muito grande da região e enfatizou que, para reverter esta situação, será preciso que as câmaras da região estejam unidas, pensando num desenvolvimento regional.
 
Segundo ele, a Zona da Mata só não é mais pobre do que o Vale do Jequitinhonha e frisou que o Estado tem feito muito pouco para o desenvolvimento da região, que perdeu muitos dos seus investimentos para o Rio de Janeiro em virtude de falta de incentivos fiscais e de mobilização política. Ele defendeu que os vereadores devem ter um horizonte mais ampliado, reconhecendo o quanto é importante a integração, a interação e a união das câmaras municipais.
 
Citando como exemplo a Rodovia 267, que liga Juiz de Fora a Leopoldina, o parlamentar reclamou que não percebe uma visão estratégica de uma governança política, liderada pelos deputados, senadores e governadores, para reconhecer a grandeza das cidades da Zona da Mata, as quais ficam apenas a reboque, pedindo migalhas para a manutenção da rodovia.
 
Juraci Scheffer lamentou que os governantes não consigam ter um olhar diferenciado para a nossa região e ponderou ser necessário que as Câmara Municipais sejam mais altivas, independentes, não apenas em termos orçamentários, mas também em suas atuações políticas, fazendo gestão e exigindo do Poder Executivo uma postura ética. Ele também defendeu que seja feito um novo pacto federativo para que os municípios recebam mais recursos, pois os prefeitos estão cada vez mais assumindo atribuições que eram do Estado e da União.
 
Reiterando a importância da união entre os Legislativos da região, Juraci Scheffer anunciou que estava repassando para a Câmara de Leopoldina todo o estudo digitalizado do estacionamento rotativo Área Azul, implantado em Juiz de Fora há algum tempo e que é considerado com um dos mais modernos do país. Além disso, ele apresentou o Plano Estratégico da Câmara Municipal de Juiz de Fora, destacando que se trata de uma experiência exitosa, pois propõe caminhos e ferramentas capazes de preparar a cidade para o futuro, por meio de trabalhos conjuntos entre os Poderes Públicos e o estímulo ao diálogo com os mais diversos setores da sociedade civil.
 
Ao final, Juraci Scheffer agradeceu a oportunidade de se manifestar durante a sessão legislativa, acrescentando que a construção de um parlamento ocorre de forma coletiva e que a Câmara de Juiz de Fora continuará empenhada no sentido de agrupar as Câmaras Municipais para o desenvolvimento de toda a região.
 
Após os pronunciamentos dos vereadores, José Augusto Cabral agradeceu a visita e a gentileza de disponibilizar todo o conteúdo digital do projeto de estacionamento rotativo daquele município. Segundo o Presidente do Legislativo Municipal, é com diálogo, intercâmbios de ideias, criatividade e dinamismo que será construída uma nova realidade para os municípios da região.
 
Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopolodina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »