21/06/2021 às 18h07min - Atualizada em 21/06/2021 às 18h07min

Escola de Piacatuba intensifica ações de acolhimento e realiza Festa Junina Itinerante

Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães vem se destacando durante a oferta do Ensino Remoto, por acolher as famílias e alunos em meio ao desafio de oferecer educação na pandemia.

O diretor João Paulo Araujo e a professora de artes Cida Furtado com alguns alunos (Foto: Divulgação)
Acolhimento. Desde o início do Ensino Remoto,nas Escolas Estaduais de Minas Gerais, há mais de um ano, esse é um dos pilares que sustentam as atividades propostas pela Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães durante o desafio de garantir acesso à educação em meio à pandemia da COVID-19.

Com uma proposta que visa à formação integral dos alunos, o acolhimento das famílias e a valorização de saberes que vão além do conteúdo curricular, a Escola de Piacatuba vem se destacando frente aos desafios impostos aos educadores no contexto da pandemia.



Este mês, a Escola inovou mais uma vez e realizou uma Festa Junina Itinerante. O ano passado, no mês das tradicionais comemorações caipiras, a Escola já havia feito uma iniciativa para minimizar o efeito da ausência dessa tradição na vida da comunidade. Porém, segundo o diretor João Paulo Araújo, “este ano, era necessário fazer algo ainda mais concreto para mitigar a ausência de momentos de convívio social e diversão que geralmente eram proporcionados pelas festas juninas.”

A ideia de realizar uma Festa Junina Itinerante surgiu da análise dos materiais produzidos pelos alunos durante a realização do Plano de Estudo Tutorado (PET1) do 1° Bimestre. Principalmente na disciplina de Artes, havia atividades que questionavam os alunos a respeito de qual movimento cultural eles sentiam mais falta, e a grande maioria respondeu que estavam com saudades das Festas Juninas. De acordo com a professora de Artes, Cida Furtado, “em Piacatuba, a Festa Junina sempre foi um espaço para reencontrar pessoas, divertir-se e se deliciar com as tradicionais comidas caipiras e, com a pandemia, não temos mais esse momento.”



Com base nessas e em outras análises realizadas pela equipe de docentes e funcionários da escola é que decidiram realizar o Arraiá Itinerante da Pompílio. Com o carro de uma das professoras, a equipe percorreu a Zona Rural e toda a comunidade do distrito para entregar quitutes juninos e proporcionar um momento de diversão para as crianças. Decoraram o veículo e também levaram um Jogo de Pescaria para que os alunos pudessem vivenciar uma das brincadeiras preferidas por eles nas tradicionais comemorações do mês de junho.

Segundo Antonio Marcos Botelho, voluntário que acompanha e ajuda toda a entrega de material da Escola, “é incrível ver a felicidade das crianças, principalmente nessa entrega que levou o espírito da Festa Junina para dentro da casa deles. As crianças e as famílias ficaram muito emocionadas.”



Para o diretor João Paulo, todas essas ações realizadas pela Escola mostram o quanto o papel da educação é importante. Segundo ele, para além da oferta do currículo, a Escola tem um papel social, que se tornou ainda mais urgente de ser exercido frente à pandemia da COVID-19.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »