20/07/2021 às 16h29min - Atualizada em 20/07/2021 às 16h29min

Evento em Argirita sobre turismo destacou a importância do setor para a retomada econômica

Prefeitos de diversos municípios da região participaram do evento e puderam ouvir palestras com temas que podem orientá-los no engajamento turístico

Autoridades que participaram do evento em Argirita(Foto AMM)
O turismo regional é uma das grandes apostas para a retomada da economia, principalmente nos pequenos municípios. Para orientar melhor os gestores da Zona da Mata e incentivar o empreendedorismo no setor, a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Sebrae, participaram do Seminário “Como desenvolver o turismo no seu município”, promovido pela Prefeitura Municipal de Argirita e pelo Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, nesta terça-feira, 20 de julho, em Argirita.

Prefeitos de diversos municípios da região participaram do evento e puderam ouvir palestras com temas que podem orientá-los no engajamento turístico e para que eles possam desfrutar das belezas e da cultura local, explorando melhor essa grande vocação que a Zona da Mata possui.

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, participou da abertura do evento e parabenizou o presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e prefeito de Argirita, Alex Andrade Anzolin, pela iniciativa.

“A Zona da Mata tem belezas naturais, cultura, gastronomia, e, com um direcionamento de pessoas que já possuem experiência nessa área de turismo, é possível levar desenvolvimento, emprego e renda para a região, com as potencialidades daqui mesmo, muitas delas dadas pela natureza”, disse.

Julvan falou ainda de como é importante o associativismo local para que se consiga alavancar propostas importantes como essa do turismo. “É necessário o envolvimento de um grupo de pessoas, se reunindo com um pensamento comum de investir em uma área para alcançar algo. Mais na frente, isso vai gerar os frutos, mas se ninguém começar a fazer, não adianta”, ressaltou.

Ele apresentou ainda o projeto da AMM em parceria com o Sebrae, o Desenvolve Minas Gerais, e como os gestores devem utilizar a expertise das instituições para alavancar o desenvolvimento. “É um projeto onde a gente busca a expertise do Sebrae, com a capilaridade da AMM pra podermos qualificar a gestão pública local, fazer gestões mais eficientes e ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento local, despertando vocações empreendedoras nas nossas 853 cidades de Minas”.

O prefeito anfitrião do evento, Alex Andrade Anzolin, destacou que o evento foi feito dentro dos protocolos, com todas as medidas preventivas, respeitando o distanciamento. “Precisamos não apenas pensar na retomada, mas tomar atitudes para que estejamos preparados. Esse seminário hoje mostra em números que o turismo vai ser a mola mestre da retomada da economia, principalmente o turismo regional”, disse.

Ele agradeceu a presença  do presidente Julvan Lacerda e elogiou a gestão à frente da Associação. “É atuante na AMM, uma liderança que nos honrou e traz, através da sua experiência e conhecimentos, uma experiência de que a gente traga com grandes parcerias, viabilizar recursos e conhecimentos técnicos para que a gente possa alavancar esse setor na nossa região”, disse.

Palestras

As palestras do evento abordaram importantes temas. A primeira foi sobre o potencial do turismo brasileiro – Desafios do Gestor Público para tornar o município um destino mais competitivo, com o palestrante: Mário Nascimento – Presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor de Turismo da CNM.

A segunda palestra foi: Conhecendo o Município sob a ótica do Turismo – Planejamento, tendências e destaques técnicos, com a palestrante: Marta Feitosa, técnica em Turismo da CNM.

Participaram do evento:  Prefeito Argirita: Alex Andrade Anzolin ; Vice Prefeito Argirita: Marcos César Pereira Carvalho; Prefeito Santo Antônio do Aventureiro: Amaury de Sá Ferreira ; Prefeito São Sebastião da Vargem Alegre: Arcedino José de Almeida; Prefeito de Astolfo Dutra: Bruno Ribeiro; Prefeito de Iramarati de Minas: Hamilton de Moura Filho; Prefeito de Rodeiro: José Carlos Ferreira; Prefeito de Recreio: José Maria André de Barros; Prefeito de Dona Euzebia: Manoel Franklin Rodrigues; Prefeito de Leopoldina: Pedro Augusto Junqueira Ferraz; Prefeita de Guidoval: Luciana Rodrigues Palmeira; Prefeito de Estrela Dalva: Diego Coutinho da Costa e Vice Prefeito de Cataguases: Dedé (Marcos Aurélio Andrade Gonçalves).

Fonte> Associação Mineira de Municípios

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »