08/01/2022 às 09h06min - Atualizada em 08/01/2022 às 09h06min

Diocese de Leopoldina divulga programação das festividades de São Sebastião

Catedral de São Sebastião e Cúria Diocesana

Uma das fortes características do sudeste das Minas Gerais é a religiosidade de seu povo. Parte dessa região é atendida pela Diocese de Leopoldina, presença da Igreja Católica em 34 municípios da Zona da Mata Mineira.

Dentre os diversos testemunhos de fé, as celebrações das festas litúrgicas de padroeiros e titulares de paróquias demonstram a devoção dos fiéis, que encontram nas Igrejas momentos para louvar e reverenciar a Deus, sob a intercessão dos santos.

A festa de São Sebastião é um desses momentos. Sua tradição na região é muito peculiar, sendo celebrada no dia 20 de janeiro. Nos dias que antecedem o dia do padroeiro, as paróquias e comunidades eclesiais missionárias organizam novenas com reflexões sobre a vida do mártir soldado, além de outras programações locais (confira abaixo)

A sé episcopal da Diocese de Leopoldina, inclusive, tem São Sebastião como santo protetor, sendo feriado municipal no município de Leopoldina (MG). É também padroeiro de 9 paróquias, 39 comunidades e 7 municípios dessa área episcopal.

Leopoldina

São Sebastião é padroeiro de Leopoldina e da “Igreja Mãe” da Diocese de Leopoldina, a Catedral. A antiga Igreja Matriz foi criada no dia 27 de abril de 1854 pela mesma lei que elevou o Distrito de São Sebastião do Feijão Cru à condição de Município de Leopoldina. A comunidade paroquial se prepara para celebrar entre os dias 11 e 20 de janeiro suas festividades.

Clique para acessar a Programação da Catedral de São Sebastião

Cachoeira Alegre

   
Localizado no município de Barão do Monte Alto (MG), tem sua tradicional festa celebrada entre os dias 11 e 23 de janeiro, com novena, Santas Missas, barraquinhas, leilões, almoço beneficente, música ao vivo, entre outras programações. A paróquia integra à Forania de Muriaé e tem como administrador paroquial o padre João Pedro Melo.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre

 

Eugenópolis

Os eugenopolitanos celebram o padroeiro da paróquia e do município entre os dias 11 e 20 de janeiro. Durante a semana, as missas estão programadas para às 19h15. No sábado e domingo, às 19h. A paróquia de São Sebastião da Mata integra à Forania de Muriaé, sendo atendida por sacerdotes da Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas).

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião da Mata de Eugenópolis

Piraúba


A antiga Vila de São Sebastião, hoje Piraúba, celebra a festa do padroeiro entre os dias 11 e 20 de janeiro, com Santas Missas às 19h. No dia 20 de janeiro, uma extensa programação que pode ser conferida no site da diocese. A Paróquia São Sebastião de Piraúba integra a Forania de Ubá, tendo como pároco o Pe. Márcio Arthur Júnior.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Piraúba 

Rodeiro

São Sebastião também é padroeiro do município de rodeiro. A paróquia preparou uma programação especial entre os dias 10 e 21 de janeiro, com Santas Missas celebradas às 19h. No dia do padroeiro terá alvorada festiva de banda, leilão, jantar e Missa Solene. São Sebastião de Rodeiro integra a Forania de Ubá, tendo como pároco o Pe. Ênio Marcos de Oliveira.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Rodeiro

São Geraldo

  
São Geraldo pertence a Forania de Visconde do Rio Branco, situado na microrregião de Ubá. A paróquia e o município celebram o seu padroeiro com Santas Missas entre os dias 7 e 20 de janeiro, sempre às 19h00. Todos os dias haverá barraquinhas com opções gastronômicas. A Paróquia de São Sebastião, em São Geraldo (MG), tem como administrador paroquial o Pe. Renato César Stampini Oliveira.

Ubá

Ubá é sede de forania e tem uma paróquia dedicada a São Sebastião, cujo pároco é o padre Volnei Ferreira Noro. A comunidade paroquial preparou com carinho uma programação para bem celebrar a festa do padroeiro, que acontece entre os dias 11 e 20 de janeiro.

Clique aqui para ter acesso a programação de São Sebastião de Ubá

 

Visconde do Rio Branco

A Paróquia de São Sebastião de Visconde do Rio Branco celebra a festa de seu padroeiro entre os dias 11 e 20 de janeiro. Veja o cartaz com a programação completa em nosso site. São Sebastião de Visconde do Rio Branco tem como pároco o Pe. Marcos Luis Caldas.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Visconde do Rio Branco

Volta Grande


Volta Grande fica junto à divisa entre Minas Gerais com o estado do Rio de Janeiro. Integra a Forania de Além Paraíba. São Sebastião é padroeiro da paróquia e do município. Sua festa acontece entre os dias 16 e 22 de janeiro. A Paróquia de São Sebastião tem como administrador paroquial o Pe. Édison Campos.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Volta Grande

São Sebastião da Vargem Alegre


São Sebastião da Vargem Alegre é sede da Região Pastoral Especial da Diocese de Leopoldina. Integra a Forania de Visconde do Rio Branco. A comunidade celebra a festa do padroeiro entre os dias 11 e 20 de janeiro. O padre Douglas Pereira Paul é o responsável pela região pastoral, sendo pároco de Santo Antônio de Tuiutinga e administrador paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Dores da Vitória.

Clique aqui para ter acesso a programação da Paróquia São Sebastião de Vargem Alegre

Outras comunidades

Em toda área episcopal da Diocese de Leopoldina a Festa de São Sebastião é celebrada, em especial nas paróquias, comunidades eclesiais missionárias e municípios que tem o mártir soldado como padroeiro. Para saber mais sobre as programações locais, utilize o campo de busca das redes sociais e digite o nome de sua paróquia ou comunidade.

Fonte: Diocese de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »