06/02/2022 às 09h58min - Atualizada em 06/02/2022 às 09h58min

Aos 32 anos, médico leopoldinense vai se especializar em Geriatria

A residência médica terá a duração de dois anos e será feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Dr. André Machado Furtado com a esposa Izabella Melo Furtado e o filho Davi (Álbum de família)
Filho do renomado Pediatra Dr. Paulo Sérgio Lupatini Furtado e de Maria Aparecida Machado Furtado, o médico leopoldinense Dr. André Machado Furtado, de apenas 32 anos, casado com Izabella Melo Furtado, concluiu sua formação em residência de Clínica Médica pelo Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, no período de 2020 a 2022.

Agora, ele acaba de ser aprovado na residência médica, com especialização em Geriatria, pela UERJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). O curso terá duração de 2 anos.

O que é geriatria?

A geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento. Por conta disso, a geriatria ficou conhecida como a medicina do idoso, sendo que todos os aspectos da saúde de um paciente na melhor idade são avaliados por médicos dessa especialidade.
 
A geriatria trata de condições que tradicionalmente assolam idosos, como as quedas, a falta de equilíbrio, as dificuldades na hora de realizar movimentos, os problemas de memória, os diferentes tipos de demência, a incontinência urinária e a osteoporose, mas também condições que podem ser encontradas em todas as idades, como a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto e até mesmo a depressão.
 
Uma pessoa pode se consultar na geriatria a partir dos 65 anos de idade, sendo que as conversas com os médicos podem ser realizadas tanto para o tratamento de condições e doenças, quanto para o acompanhamento integral do processo de envelhecimento.
 
Em uma consulta com um médico geriatra, o paciente passa por testes diversos, que visam avaliar desde a memória até sua força muscular, auxiliando o médico a determinar um diagnóstico.
 
Fonte de informações> Rede D’Or São Luiz
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »