10/02/2022 às 10h31min - Atualizada em 10/02/2022 às 10h31min

Recém ordenado, padre Fernando preside missas em Leopoldina e Piacatuba

Padre Fernando José de Freitas foi nomeado por dom Edson Oriolo como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Itamarati de Minas.

Padre Fernando José de Freitas
As comunidades paroquiais de São Sebastião de Leopoldina (Catedral) e Nossa Senhora da Piedade de Piacatuba celebram a ordenação sacerdotal de Fernando Jose de Freitas, que exerceu o seu ministério diaconal, no ano passado, nessas comunidades de fé.
 
Recém ordenado pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, no último dia 29 de janeiro, em Caldas, no sul de Minas, onde o neo-sacerdote é vocacionalmente filho, agora, padre Fernando presidirá duas celebrações eucarísticas em Leopoldina.
 
Na Catedral de São Sebastião a Santa Missa está agendada para o dia 14 de fevereiro, às 19h; Já na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade a celebração será no dia 20 de fevereiro, às 09h.
 
"É gratificante retornar a Leopoldina, em especial na nossa Igreja Mãe Catedral e em Piacatuba, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, para encontrar com esse povo carinhoso e acolhedor. Nesse tempo que vivenciei uma caminhada pastoral em ambas comunidades paroquiais, pude fazer muitas amizades e sobretudo, aprender muito com esse povo generoso", comentou.
 
Padre Fernando José de Freitas foi nomeado por dom Edson Oriolo como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Itamarati de Minas. Sua posse está prevista para o dia 14 de março, às 19h.
 
Na Diocese de Leopoldina, exercerá a função de vice-chanceler do bispado, sendo uma peça fundamental no processo de reestruturação da Cúria Diocesana Monsenhor Guilherme de Oliveira.
 
SOBRE O PADRE FERNANDO JOSÉ DE FREITAS
 
Nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Caldas (MG), no dia 17 de agosto de 1987. É filho de Carlos Borromeu de Freitas e Terezinha Garcia de Freitas. Sua família são pessoas de sentimentos profundamente religiosos, historicamente envolvida em tudo que diz respeito à Igreja.
 
Foi criado no distrito de Santana de Caldas (14 Km de Caldas), uma comunidade com cerca de 1000 habitantes, muito simples e profundamente fervorosa na vida de fé. Na Capela de São Benedito, em Poços de Caldas foi batizado pelo Côn. Roberto Cavour, do clero de Guaxupé.
 
Na Escola de Santana realizou os seus primeiros estudos, até a quarta série. Depois passou a estudar em Caldas.
 
Seu encantamento pelas coisas da Igreja vem desde à infância, quando o seu tio e padrinho, Márcio Donizete (in memoriam), exercia o trabalho de zelador da Igreja, sendo considerado pelo Pe. Fernando como o seu promotor vocacional. Tantas outras pessoas o incentivaram, como a sua mãe, seus avós paternos, entre outros que vivenciavam os momentos da Santa Missa em sua terra natal, cujas celebrações são o ponto alto da vida interiorana, formando sua consciência e admiração pelos atos religiosos.
 
Padre Fernando sempre teve encantamento pelas belezas dos templos, a paz dos cantos, o esplendor das imagens, a harmonia das cerimônias litúrgicas, a unção, as pregações, entre outros. Acompanhava com entusiasmo, pelo rádio e televisão, toda a vida religiosa do Santuário de Aparecida, quando desejava ser missionário redentorista.
 
Mais tarde, mudou de ideia, vislumbrando ser padre diocesano. Aos 8 ou 9 anos de idade, realizou um de seus primeiros trabalhos na Igreja, sendo coroinha, marcando sua “estreia” em uma missa presidida pelo Pe. Poggeto.
 
Na adolescência, cresceu o seu desejo vocacional, tendo como motivador o Monsenhor João Faria, vigário paroquial de Caldas, quem tirava muitas de suas dúvidas sobre a vida no seminário e no próprio ministério sacerdotal. Foi com o Monsenhor João que Fernando confessou e recebeu, pela primeira vez, a Eucaristia, entre 1998 ou 1999.
 
O ingresso no seminário teve a contribuição do Pe. Antônio Van Baalen que, depois que passou a residir em Santana, houve um reflorescimento pastoral da comunidade, tendo o sacerdote a sensibilidade convidar o jovem Fernando para os encontros vocacionais em Pouso Alegre. Sua aprovação no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, da Arquidiocese de Pouso Alegre teve como principal mentor o ex-reitor, Cônego Simão Cinineo Ferreira, ingressando, assim, em 1º de fevereiro de 2003.
 
Nesse período cursava o ensino médio no tradicional Colégio São José. Cumpriu a etapa propedêutica 2006 e depois cursou filosofia entre 2007 e 2009, pela Faculdade Católica de Pouso Alegre.
 
Foi aluno do hoje bispo, dom Edson Oriolo, no segundo e terceiro ano de filosofia. Na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre atuou profissionalmente, além de exercer um trabalho pastoral, sendo liderado pelo então Cônego Edson Oriolo.
 
Em Taubaté (SP), cursou Teologia (2011-2014) em um dos grandes centros de estudos superiores de Teologia e Filosofia do Brasil: a Faculdade Dehoniana, dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
 
Incentivado pelo Côn. Edson e por outros sacerdotes, sobretudo o Mons. Marco Eduardo Jacob Silva, que pertencia ao clero de Taubaté, decidiu cursar teologia naquela cidade, residindo no Seminário Maior Diocesano Cura D’Ars. Durante este período, realizou estágio pastoral em paróquias de Caçapava, Taubaté e Campos do Jordão.
 
Ao terminar o curso de teologia, retornou para Pouso Alegre, quando recebeu um convite para assessorar o bispo emérito de Taubaté, Dom Antônio Affonso de Miranda (in memoriam), considerado um dos expoentes do episcopado brasileiro. Neste período, também conviveu com Dom Carmo João Rhoden.
 
Após a posse de dom Edson Oriolo na Diocese de Leopoldina, Fernando recebeu um convite para exercer atividade profissional na cúria diocesana, contribuindo com o processo de reestruturação da Mitra. Seus trabalhos tiveram início em 25 de julho de 2020. Desde então, vem exercendo com afinco essa função.
 
Com o desejo de colaborar cada vez mais com a ação evangelizadora da Diocese de Leopoldina, reacendeu o desejo de consagrar-se pelo Sacramento da Ordem. No dia 8 de fevereiro de 2021 foi admitido às ordens sacras, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), em celebração presidida por Dom Edson Oriolo.
 
No dia 11 de fevereiro de 2021, dia da Festa Litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, recebeu o ministério de Leitorato e acolitato, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina, ao lado de Márcio José Ferreira da Silva.
 
No dia 1º de maio de 2021, na festa litúrgica de São José Operário, foi ordenado diácono na Paróquia São José Operário de Leopoldina, pela imposição de mãos de dom Edson Oriolo, tendo como lema ‘Não temas acolher’ (cf. Mt 1,20). Na ocasião, também recebeu o Sacramento da Ordem, no grau do diaconato, Márcio José Ferreira Júnior.
 
No dia 29 de janeiro de 2022 foi ordenado sacerdote em Caldas, sul de Minas, sua terra natal. A Solene Celebração Eucarística foi presidida por dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina, área episcopal onde padre Fernando exerce um importante trabalho.
 
O padre Fernando foi nomeado por dom Edson Oriolo o novo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Itamarati de Minas e vice-chanceler do bispado de Leopoldina. Sua posse está agendada para o dia 14 de março de 2022, às 19h
 
Fonte> Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »