19/02/2022 às 16h35min - Atualizada em 19/02/2022 às 16h35min

Energisa Minas Gerais é a empresa mais inovadora do Grupo

Com mais de 300 ideias sugeridas, a Energisa Minas Gerais foi destaque como a mais inovadora em 2021 entre as empresas do Grupo.

Comunicação Social Energisa
Diretores com o troféu nas mãos, gerentes e os colaboradores Amilton e Arnaldo.
A Energisa Minas Gerais foi reconhecida como a mais inovadora de 2021 entre as empresas do Grupo Energisa. É o que aponta o levantamento do E-nova, um programa interno que tem por objetivo incentivar os colaboradores a sugerir ideias, de acordo com as necessidades do dia a dia, visando melhorar processos e facilitar e agilizar a rotina dos colaboradores com o uso de novas tecnologias. O resultado indica que a Energisa Minas Gerais está entre as empresas com maior número de ideias sugeridas pelos colaboradores e implantadas em 2021.
 
Victor Rispoli, gerente da Energisa e líder de Inovação da Energisa Minas Gerais, conta que “em todo o grupo, em 2021, a quantidade de propostas foi maior que a soma dos anos 2019 e 2020 e três vezes mais projetos foram implantados. Isso mostra que as ideias são assertivas e vão ao encontro da proposta”, explicou, frisando que todos os colaboradores da empresa podem participar. Ele acrescenta que a Energisa Minas Gerais teve mais de 300 ideias sugeridas e 14 projetos já implantados.
 
Dentre os projetos, destacam-se: o lançamento de cabo com uso de drone. Os drones já são utilizados pela empresa para agilizar a inspeção do sistema elétrico e identificar previamente os pontos que precisam de manutenções preventivas ou corretivas. Agora eles têm também importante missão no lançamento de cabos em linhas de alta tensão, o que contribui com o meio ambiente, já que não é necessária a abertura de acesso na vegetação para que as equipes cheguem ao local, além disso o serviço é realizado em menos tempo.
 
Outro projeto de destaque e já implantado é a utilização de uma ferramenta 3D para o planejamento de construção de Linha de Transmissão com visão topográfica. Desta forma, será possível visualizar a localização de onde será construída a linha, evitando locais arborizados, o que garante mais sustentabilidade e elimina a necessidade de supressão e queda de árvores na rede elétrica.
 
Amilton Correa, técnico de Distribuição, é um dos colaboradores com mais ideias implementadas. Para ele, “trabalhar na Energisa é estar sempre em constante desenvolvimento. Encarar desafios faz parte do nosso dia a dia e muito destes desafios são superados com inovações, que é um dos nossos valores. Aqui os gestores nos dão total apoio e incentivo na inovação, onde conseguirmos tirar do papel nossas ideias e transformá-las em realidade. Conquistamos o título de empresas mais inovadoras do Grupo e Isso me encheu de orgulho, demonstrando que estamos no caminho certo e me motivou ainda mais para repetirmos os bons resultados em 2022”.
  
Amilton Correa em atividade de campo

Arnaldo José Magalhães, técnico de Medição e Inspeção, também ocupa o ranking de mais ideias sugeridas. Para ele, “é motivo de muita alegria estar novamente no pódio e fazer parte de um time que fez a Inovação acontecer em 2021. Aqui encontramos uma atmosfera muito propícia à geração de novas ideias que geram valores. Temos o apoio e suporte necessário para manter o pioneirismo que nos é peculiar”.
   
Rispoli explica que para fomentar a inovação não basta apenas ter um programa, é preciso estimular e criar um ambiente receptivo para que o colaborador se sinta à vontade para ser criativo, propor e inovar. “O colaborador pode trocar informações com outros departamentos, pedir conselho e orientação. Essa troca é o que torna cada ideia mais robusta e viável”, complementou.
 
O Grupo Energisa foi eleito a empresa privada e de capital nacional mais engajada em inovação aberta do setor elétrico brasileiro segundo o ranking Top Open Corps no ano passado. Em 2020, conquistou o 3º lugar do Prêmio Valor Inovação Brasil, no setor de energia brasileiro, que considera os investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores.
 
 
--


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »