09/03/2022 às 20h13min - Atualizada em 09/03/2022 às 20h13min

Sindicato solicita apoio dos vereadores para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

O objetivo é a inserção dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas unidades de saúde e o pagamento do piso salarial nacional.

O ex-vereador e fisioterapeuta, Oldemar Montenári (Reprodução CML)
Durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 7 de março de 2022, a Câmara Municipal de Leopoldina recebeu a visita do ex-vereador e fisioterapeuta, Oldemar Montenári, que utilizou a tribuna do Legislativo para solicitar o apoio dos vereadores em favor dos profissionais da fisioterapia e da terapia ocupacional.

Representando o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Minas Gerais – SINFITO-MG, Oldemar Montenári informou que, desde outubro do ano passado, está em vigor da Lei Federal 14231/21 que insere os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas unidades da Estratégia da Saúde da Família – ESF.

Segundo ele, o município de Leopoldina possui 14 unidades, sendo que nenhuma delas conta com a presença desses profissionais. Diante dessa realidade, o ex-vereador solicitou que a Câmara Municipal encaminhe uma indicação ou um ofício ao Prefeito Municipal, solicitando uma adequação a essa lei, já que representa uma vitória da categoria e principalmente porque a população poderá contar com esses serviços essenciais em suas unidades de saúde.

Oldemar Montenári também informou aos vereadores a tramitação no Senado Federal de um projeto de lei que estabelece o Piso Salarial Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no valor de R$4.800,00. Ele esclareceu que, atualmente, a categoria não possui piso salarial e vem recebendo valores muito baixos no desempenho de suas atividades profissionais. Ele sugeriu que a Câmara Municipal encaminhe um ofício ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco solicitando maior agilidade na tramitação desse projeto que, atualmente, encontra-se paralisado.  

O fisioterapeuta acrescentou que está sendo preparada uma mobilização nacional e os profissionais irão a Brasília para reivindicar a aprovação desse projeto. Ele confirmou que também serão feitas visitas a outras Câmaras em busca de apoio das lideranças políticas regionais.

Em seguida, os vereadores fizeram manifestações de apoio às solicitações da categoria, reconhecendo que se trata de atividades essenciais nas unidades de saúde e que devem ser valorizadas com a implantação do Piso Salarial Nacional. Os parlamentares defenderam uma manifestação do Legislativo em favor dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »