26/03/2022 às 12h30min - Atualizada em 26/03/2022 às 12h30min

IBGE promove reunião em Leopoldina com autoridades e comunidade

Objetivo é promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades no levantamento de dados.

Edição> Luiz Otávio Meneghite (*)
Nos bairros após o viaduto da BR 116 está concentrada grande parte da população de Leopoldina (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)
 
O Censo Demográfico de 2022 vai começar em agosto deste ano. A informação foi passada ao Jornal Leopoldinense pela Coordenadora Censitária da Agência do IBGE em Leopoldina, Thalena Oliveira Lopes.
 
Segundo Thalena, “a operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, explicou.
 
Ela complementou esclarecendo que neste momento as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização desse grande levantamento Brasil afora. Dentre as ações primordiais para o sucesso do Censo incluem-se as parcerias com as autoridades e comunidades locais. Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com o apoio logístico de infraestrutura e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.
 
De acordo com o IBGE, até o mês de outubro, os recenseadores devem visitar os domicílios do município para realizar as entrevistas que ocorreram pela última vez em 2010. A consulta ocorre a cada dez anos e deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia. Em 2021, não ocorreu por indisponibilidade orçamentária. O Município de Leopoldina possui uma área territorial de 942,7 Km2 e uma população estimada em 2020 pelo IBGE de 52.640 habitantes.
 
A Coordenadora Censitária da Agência do IBGE em Leopoldina programou a realização de uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 em Leopoldina, que será realizada na próxima quarta-feira, 30 de março, a partir das 14:00 horas, no auditório da Câmara Municipal de Leopoldina, reunindo representantes da sociedade local   que possam de alguma forma colaborar com os trabalhos censitários.
 

O objetivo é dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE em Leopoldina, promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.
 
De acordo com Thalena Lopes, nesta primeira reunião serão apresentados instrumentos que auxiliarão na coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores.
 
 (*) Fontes: Agência do IBGE em Leopoldina e Wikipedia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »