28/04/2022 às 11h24min - Atualizada em 28/04/2022 às 11h24min

Energisa lança projeto para transformar Zona da Mata em polo tecnológico e de economia criativa

niciativa Rio Pomba Valley prevê diversas ações focadas na transformação, geração de empregos e capacitação Pontapé inicial é curso de Tecnologia da Informação

Comunicação Social Energisa
Escolha pela região engloba visão de futuro e história centenária do Grupo Energisa
Combinar o talento da criação audiovisual da Zona da Mata com novas tecnologias digitais, para criar um ambiente propicio ao desenvolvimento de negócios inovadores, integrado à realidade local. Essa é a proposta do Grupo Energisa com o lançamento nesta quarta-feira (27) do Rio Pomba Valley. O projeto começa oferecendo qualificação profissional com habilidades de mercado para criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação, base para fomentar o surgimento de um hub tecnológico na região. A inauguração terá a presença do CEO da Energisa, Ricardo Botelho e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).
 
A primeira ação do Rio Pomba Valley acontece com a abertura das inscrições no próximo dia 3 de maio para o curso de Tecnologia da Informação (TI). Serão selecionadas 40 pessoas, entre 18 e 49 anos, para aulas em parceria com o SESI Nacional, FIEMG e SENAI. A capacitação está prevista para iniciar em junho em modelo híbrido (online e presencial). O lançamento do Rio Pomba Valley está em linha com a Digitalização, um dos 4Ds da Energisa – conceito que rege a estratégia de negócios e conta ainda com diversificação, descentralização e descarbonização.
 
A escolha pela Zona da Mata mineira engloba, ao mesmo tempo, a visão de futuro e a história centenária da empresa. Integrante da região, a cidade de Cataguases cresceu junto com a Energisa, considerado o maior grupo privado do setor elétrico no Brasil. Mais de um século depois, o Grupo Energisa aposta na sua estratégia de inovação para dar continuidade à transformação e ao avanço da região. “Este é apenas o primeiro passo, que tem como base a educação e geração de oportunidades para então impulsionar um ecossistema de criatividade e inovação na região da Zona da Mata. Aproveitando-se de um ecossistema com universidades, instituições de ensino profissionalizantes e de um grande histórico de empreendedorismo e criação, o Rio Pomba Valley nasce para suprir uma demanda que tem na tecnologia sua essência”, destaca Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.

 
O programa tem atuação em quatro pilares essenciais para a empresa, como a educação a partir da formação de um ecossistema de criatividade e inovação; parcerias com órgãos públicos e privados para potencializar a iniciativa; criação de um ambiente para desenvolvimento de pequenos e médios empresários; e comunidade, na interação e cooperação entre empresas, universidades e startups, explica o CEO.
 
Os cursos

Os cursos de Front End e Back End serão divididos em ciclos de seis meses e é para maiores de 18 anos, residentes na região da Zona da Mata. No modelo proporcionado pela parceria com o SESI Nacional, FIEMG e SENAI, a Energisa custeará 90% do valor do curso. Sendo que os 10% restantes é custeado pelo candidato. O investimento total para cada um dos cursos é de cerca de R$ 400. Os trâmites serão feitos entre aluno e Senai e o valor poderá ser parcelado. Para se inscrever, basta acessar https://www.edulivre.org.br/, preencher o formulário e aguardar a confirmação da inscrição.
 
Serviço

O que: Programa Rio Pomba Valley
Quando: as aulas começam em junho
Onde: SENAI Cataguases
Inscrição: entre 3 e 25 de maio
Público-alvo: pessoas entre 18 e 49 anos
 
Sobre a Energisa

Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado do setor elétrico com capital nacional. A companhia controla distribuidoras em onze estados, atendendo a 8,2 milhões de clientes em todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e possuir receita anual líquida de mais de R$ 3 bilhões (2021). A Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, 11 linhas de transmissão, serviços especializados de call center (Multi Energisa) e a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais. 

O Grupo também engloba a (re)energisa, uma marca com foco em negócios não regulados ligados às atividades de geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. A (re)energisa possui um ecossistema completo de negócios e mantém foco nos compromissos ESG, com papel primordial na transição para a economia de baixo carbono e para uma matriz energética limpa no Brasil.
 


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