24/05/2022 às 11h02min - Atualizada em 24/05/2022 às 11h02min

Praça da Bandeira está com aspecto de abandono e precisa de manutenção nos canteiros e reativação do lago

O abandono em que encontra requer, por si só, uma atenção maior das autoridades competentes em respeito aos moradores do seu entorno e pela história que ela carrega.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Mato em lugar de gramado e flores e lago vazio (Foto: Luciano Baía Meneghite - 23/05/2022)
Minha ligação com a Praça da Bandeira vem desde que nasci há 71 anos. Meus primeiros passos foram dados ali de onde saí pré-adolescente indo  morar no vizinho bairro Fábrica, onde vivi até me casar aos 24 anos. Até hoje passo por ela pelo menos uma vez por dia sendo impossível  não observar o estado de abandono em que se encontra.

Inaugurada pelo prefeito Newton Monteiro de Barros durante seu mandato de 1951 a 1955, a Praça da Bandeira passou a chamar-se oficialmente Praça Zequinha Reis, em homenagem ao ex-prefeito José Ribeiro dos Reis, que governou Leopoldina nos períodos de 1948 a 1951 e de 1955 a 1959.


Praça Zequinha Reis , a popular Praça da Bandeira por volta da década de 70 do século XX
  (Foto acervo Edgard Vieira)
 
A última revitalização pela qual passou foi entregue ao público em solenidade realizada na noite de 17 de junho de 2016, após ampla reforma que incluiu a recuperação de todos os canteiros que receberam gramado, plantas ornamentais e flores. Também foi reativado o antigo lago que chegou a dar lugar a um parque infantil por algum tempo, mas foi vandalizado.
 
A iluminação foi potencializada dando mais claridade à praça. A novidade ficou por conta da instalação de uma academia de ginástica ao ar livre com vários equipamentos que vem sendo utilizados pelo público.
 

Praça da Bandeira em 17 junho de 2016  (Foto: Prefeitura de Leopoldina)


O abandono em que encontra requer, por si só, uma atenção maior das autoridades competentes em respeito aos moradores do seu entorno e pela história que ela carrega, pois foi nos anos 1960 e 1970 um grande polo de comércio e serviços para aquela época.
 
As fotos de Luciano Baia Meneghite mostram um pouco da situação em que ela se encontra e o que precisa ser feito.  Outras fotos mostram como ela foi antigamente e após a última reforma que recebeu. Mas, como muita coisa que acontece em Leopoldina, com a Praça da Bandeira não foi diferente: fizeram a reforma a deixaram prá lá, sem manutenção e sujeita ao vandalismo. Está depredada e precisando de cuidados permanentes.
 

Canteiros sem gramado e mureta quebrada  (Foto: Luciano Baía Meneghite - 23/05/2022)


O lago está seco, os canteiros sem flores com o mato predominando, as muretas que circundam os canteiros apresentam rachaduras e trincas, os bancos estão apodrecendo na parte de madeira e quebrando na parte de cimento e os postes estão com iluminação incompleta. A única coisa que permanece intacta é a pequena ponte histórica sobre o lago hoje seco.
 
Bancos e lixeiras quebradas  
(Foto: Luciano Baía Meneghite - 23/05/2022)

O que pensa o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz
 
Durante a campanha eleitoral de 2020, o Jornal Leopoldinense ouviu todos os que concorreram ao cargo de prefeito. Vejam o que disse na ocasião o prefeito eleito:
 
JL - Por que importantes espaços de lazer e turismo estão abandonados?

Pedro Augusto – “Temos uma cidade que não se preocupa em manter de maneira adequada as praças e espaços públicos destinados ao turismo. Entendemos que a gestão também deve se preocupar com o aspecto paisagístico e de lazer da cidade. Os leopoldinenses merecem uma cidade florida, com jardins bem cuidados. Faz parte de nosso projeto fazer de Leopoldina uma cidade bonita, assim como já fizemos na Exposição Agropecuária, em que levamos para o evento um projeto paisagístico com flores e plantas. O sucesso foi extraordinário”. 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »