17/06/2022 às 08h04min - Atualizada em 17/06/2022 às 08h04min

A imprudência e a desobediência à sinalização de trânsito pode causar acidentes graves em Leopoldina

Uma ação punitiva funcionaria mais que uma campanha educativa com a ajuda da Polícia Militar e seria oportuna e bem-vinda e ajudaria tanto condutores quanto pedestres.

Luiz Otávio Meneghite
Sinalização vertical nem sempre é obedecida (Foto: PML)
Após uma breve interrupção o Departamento Municipal de Trânsito de Leopoldina retomou a demarcação horizontal da sinalização de trânsito. Trata-se de um serviço que requer manutenção permanente aliada a uma campanha educativa e um policiamento mais ostensivo, porque, infelizmente, ainda existem os imprudentes e os desobedientes e pasmem: entre eles é grande o número de condutores profissionais, segundo indicam as placas vermelhas dos veículos que conduzem.
 
Diariamente observo o mau comportamento de condutores ao negar a preferência a pedestres nas travessias sinalizadas, mas também se vê pedestres atravessando as vias públicas fora das faixas demarcadas.
 
A sinalização vertical
 
Para citar outro exemplo de desobediência, segundo a placa que ilustra este texto, é proibido convergir à esquerda ao subir a rua Professor Gustavo Monteiro de Castro para acessar a rua Joaquim Furtado de Menezes em direção à Cohab-Velha. O certo é contornar a rotatória em torno do ‘Chafariz’ da praça Alípio Assunção com as opções de seguir pela General Olímpio Mourão Filho ou descer e convergir à direita na Joaquim Furtado de Menezes.
 
Há poucos dias fui testemunha de três infrações cometidas por condutores profissionais em menos de um minuto. Dois veículos de transporte escolar e um táxi fizeram a conversão proibida no local. Um dia depois, o caminhão de coleta de lixo urbano, contratado pela prefeitura, cometeu a mesma infração. Os acidentes nesse trecho ainda não aconteceram por milagre. Ora, se os profissionais !?, assim procedem, imaginem os amadores.
 
Deduzo que falta mesmo é mexer no bolso desses infratores com a participação da Polícia Militar em vigílias ocasionais em horários de maior intensidade do trânsito. Apenas multar quem estaciona em local proibido e guinchar carros é insuficiente
 
Não há quem não tenha percebido a revitalização e a introdução de nova sinalização de trânsito, principalmente as horizontais onde são utilizadas cores bem chamativas nas travessias de pedestres e rotatórias na região central de Leopoldina, avançando para cruzamentos nos locais mais movimentados.
 
O serviço de revitalização e adequação da sinalização viária na cidade, tem o principal objetivo de oferecer mais segurança para motoristas e pedestres, mas só funciona, repito, se mexer no bolso. Infelizmente!
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »