11/07/2022 às 19h02min - Atualizada em 11/07/2022 às 19h02min

Prefeitura de Leopoldina oferece acolhimento psicossocial aos servidores da saúde

Você já parou para pensar no impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores em saúde? Pesquisas apontam que oito em cada dez profissionais no país relatam exaustão emocional pós-pandemia, sendo que apenas 19% buscaram ajuda para lidar com o problema.

Pensando no bem-estar e saúde do trabalhador, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à Resolução da SES/MG nº 7.0303 e desde então vem cuidando de quem cuida da população.  

O serviço, inédito no município, é oferecido por uma equipe complementar do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), formada pela coordenadora Laura Junqueira, pela assistente social Samantha Couto, pelo psiquiatra Hélio França e pela enfermeira Izabela Pereira Cesar, e já acolheu profissionais dos setores da Atenção Primária, Epidemiologia e Polo de Saúde Agostinho Pestana.

Através da escuta ativa e do acolhimento, a ação tem sido fundamental para reduzir os danos à saúde mental dos trabalhadores do município causados pela Covid-19.  

“Os profissionais da saúde estão sempre cuidando do outro, mas precisam também de cuidados. Sabemos que o trabalho aumentou e se antes tínhamos a questão de ansiedade e depressão, com a pandemia esses sintomas se intensificaram. Por isso, é importante entender como a pandemia repercutiu na vida desses profissionais e quais são suas necessidades", explica a enfermeira da equipe, Izabela Pereira Cesar.

Para a servidora A.F.L, a iniciativa tem sido fundamental para o seu bem-estar diante da excessiva jornada de trabalho. "Em tempos tão difíceis, é muito bom saber que temos uma equipe em Saúde Mental cuidando de quem cuida. Pela primeira vez, um gestor se preocupou com a saúde mental dos trabalhadores da saúde. E isso faz toda a diferença".

"É dever da administração pública zelar pela saúde mental dos trabalhadores  e contribuir para que eles possam continuar realizando seu trabalho de forma segura. Que esse projeto sirva como ponte e que esses profissionais tenham a sensação de que o cuidado é feito por cada um nesta gestão", disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »