25/07/2022 às 14h28min - Atualizada em 25/07/2022 às 14h28min

Laboratórios da CBA na Zona da Mata Mineira são referência em pesquisa mineral e monitoramento ambiental

Instalações em Miraí contam com recursos tecnológicos em favor da excelência e confiabilidade de seus resultados

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) conta com alta tecnologia em seus laboratórios da Unidade Miraí-MG para garantir a confiabilidade da pesquisa mineral, o controle de qualidade da produção de bauxita e eficácia do monitoramento ambiental em suas áreas de operação e influência. Prezando pela conservação do meio ambiente, os laboratórios realizam análises e monitoramentos das áreas mineradas, em fase de recuperação e de restauração florestal, a fim de subsidiar informações e orientar os processos de reflorestamento e de reabilitação ambiental antes, durante e após a lavra da bauxita.
 
Além da pesquisa mineral, o Laboratório de Bauxita atua com foco no monitoramento do controle da qualidade da bauxita beneficiada. O Laboratório Químico da Zona da Mata Mineira analisou, em 2021, 25 mil amostras do processo de pesquisa mineral e 2 mil amostras de controle de qualidade do processo produtivo. O banco de dados gera uma modelagem tridimensional dos corpos de minério, a fim de dimensionar e certificar a qualidade e a confiabilidade do recurso mineral da Companhia.
 
Em complemento, a CBA possui um Laboratório de Análises Ambientais, com foco na qualidade e na excelência do monitoramento hídrico das Unidades da Zona da Mata Mineira, atuando em, aproximadamente, 150 pontos na região com realização de coleta e análises físicas, químicas e microbiológicas. Além disso, a Companhia possui parcerias valiosas, como a da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no desenvolvimento de uma série de projetos ambientais na região, os quais o laboratório também apoia.
 
O Laboratório de Análises Ambientais e o Laboratório Químico ainda contam com um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2017, que possui um escopo de 58 análises certificadas por meio da Rede Metrológica de Minas Gerais.
 
Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da CBA na Zona da Mata Mineira, explica que dispor deste nível de estrutura laboratorial, atípica numa mineração, é um grande diferencial da CBA, trazendo agilidade, confiabilidade e conformidade aos diversos processos ambientais e minerários. “Com essa certificação, a CBA reafirma seu compromisso com a melhoria contínua e a busca pela excelência nos processos ambientais e minerários”, pontua Andrade.
 
Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio - atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.
 
Assessoria de Imprensa CBA - Ideia Comunicação Empresarial
Ângelo Franco - [email protected].br | (31) 9.8435-9237
Josiane Souza - [email protected] | (31) 9.8417-3130


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »