20/08/2022 às 17h52min - Atualizada em 20/08/2022 às 17h52min

Sistema Rodoviário Rio-Valadares, via Leopoldina, tem contrato de concessão assinado

Concessionária do grupo EcoRodovias irá aplicar cerca de R$20 bilhões em obras e serviços operacionais de mais de 726 quilômetros de rodovias federais entre Rio e Minas

A cidade de Leopoldina é cortada pela BR116 (Foto: João Gabriel Baía Meneghite)
A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e a concessionária EcoRioMinas, nova unidade da EcoRodovias, assinaram, na sexta-feira (19/8), o contrato de concessão dos 726,9 quilômetros do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro (RJ) - Governador Valadares (MG), que inclui trechos da BR-116 (RJ e MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ).
 
Com a formalização do contrato em evento realizado na BR116 em Governador Valadares a empresa assume o compromisso de realizar vários investimentos ao longo de todo o trecho, estimados em R$11 bilhões durante os 30 anos de concessão. Outros R$9,9 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$20 bilhões. O início da administração e operação dos trechos pela EcoRioMinas está previsto para setembro.  
   
O contrato exige uma série de obras de recuperação e melhorias da infraestrutura dos trechos concessionados. Entre as obras de ampliação da capacidade das vias, estão definidos mais de 303 quilômetros de duplicações, 255 quilômetros de faixas adicionais e 85,5 quilômetros de vias marginais. A construção de 154 dispositivos, entre trevos, viadutos, passagens inferiores, alças e retornos, além da implantação de 57 passagens de fauna e de 1,6 quilômetros de ciclovias contribui com a fluidez do tráfego. Nos trechos urbanos, a EcoRioMinas vai instalar 75 passarelas de pedestres e 462 pontos de ônibus. Ao longo do trecho, haverá dois pontos de paradas e descanso para a segurança dos caminhoneiros. 
 
“A EcoRodovias segue implementando infraestrutura sustentável e de qualidade no Brasil. Os investimentos no trecho vão trazer mais segurança viária, reduzindo acidentes e salvando vidas. Além disso, vamos gerar empregos e renda para os municípios do entorno e seus moradores”, afirma Alberto Lodi, Diretor de Concessões Rodoviárias da EcoRodovias, maior operadora em extensão de rodovias administradas do Brasil.  
 
Ao assumir as vias, a empresa começa a executar reparos de pavimentação, sinalização, iluminação, passagens inferiores e superiores, passarelas de pedestres, drenagem e estrutura de contenção. Segundo o Diretor Superintendente da EcoRioMinas, Luís Carlos Lima Salvador, os trabalhos iniciais formam um pacote de melhorias emergenciais para eliminar problemas que representem riscos e desconforto aos usuários. Após as intervenções programadas para o primeiro ano de concessão, começam as obras de recuperação da rodovia, que se estendem do segundo ao quinto ano. “Já as grandes obras de ampliação da capacidade começam a ser entregues partir do quarto ano, conforme o estipulado pelo contrato. Tudo isso vai resultar na modernização da infraestrutura rodoviária e estimular o desenvolvimento regional”, explica Salvador.  
 
A estimativa é de que a concessão, ao longo dos 30 anos, contribua para a criação de mais de 150 mil postos de trabalho e gere mais de R$ 2,2 bilhões em Imposto Sobre Serviço (ISS) para as prefeituras dos 36 municípios do entorno da malha viária da EcoRioMinas, que abrange trechos relevantes para o desenvolvimento econômico do Brasil. A rota rural da BR-116 (RJ/MG) corresponde a um importante corredor logístico de ligação entre o Sul e o Nordeste do país, por onde escoam alimentos, madeira e carne, entre outros produtos. A Serra de Teresópolis e o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, além de 45 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra localizados na Região Metropolitana do Rio, também integram o sistema concessionado.  
 
Sobre a EcoRioMinas 
 
A EcoRioMinas será responsável pela administração de 726,9 km de rodovias entre Governador Valadares e o Rio de Janeiro, incluindo o arco na região metropolitana do Rio. Além de ligar a capital fluminense ao leste de Minas, passando pela região serrana do Rio de Janeiro, as rodovias formam um importante corredor logístico entre o Sul e o Nordeste do Brasil. A concessão abrange os seguintes trechos das rodovias BR-116 (RJ/MG), BR-465 (RJ) e BR-493 (RJ): 
 
I) BR-116/RJ:  
 
Entre o km 2,1 e o km 148,4: do município de Sapucaia a Magé   
 
Entre o km 168,1 e o km 214,7; Trevo das Margaridas, no acesso à Avenida Brasil, altura do bairro de Irajá, no Rio de Janeiro, até Seropédica. 
 
II) BR-116/MG: 
 
Entre o km 408,5 e o km 818,1: do município de Governador Valadares, passando por Leopoldina, até Além Paraíba (divisa com Rio de Janeiro) 
 
III) BR-465/RJ: 
 
Entre o km 0,0 e o km 22,8: Seropédica 
 
IV) BR-493/RJ: 
 
Entre o km 0,0 e o km 26,0: do município de Itaboraí a Magé  
 
Entre o km 48,1 e o km 123,7: do município de Duque de Caxias ao Porto de Itaguaí, em Itaguaí.  
 
Sobre a EcoRodovias   
 
A EcoRodovias, subsidiária do Grupo ASTM, é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil. Ao longo de mais de 20 anos, expandiu sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Recentemente venceu o leilão da concessão do Sistema Rio-Valadares e passará a administrar mais de 4 mil quilômetros de rodovias em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste – tornando-se a operadora com maior extensão de malha viária do país. Além disso, gerencia dois ativos logísticos – um pátio regulador e um terminal portuário que atendem ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Para mais informações, acesse: www.ecorodovias.com.br.  
 
Com informações de Lavinia Portella/Assessoria de imprensa/MassMedia
 
 
 


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