13/09/2022 às 16h09min - Atualizada em 13/09/2022 às 16h09min

Vereador solicita que município adote medidas para atrair interesse do setor de e-commerce

Segundo José Augusto Cabral, a localização geográfica de Leopoldina pode atrair investimentos do setor para montagem de estrutura de logística e de transporte.

A cidade de Leopoldina é cortada pelas BR's 116, 267 e 120 (Foto: João Gabriel Baía Meneghite-Arquivo jornal Leopoldinense)
O comércio eletrônico, denominado como e-commerce, está cada dia mais presente nos hábitos de consumo das pessoas e foi impulsionado durante o período da pandemia. O crescimento do comércio virtual pode gerar enormes benefícios para aqueles municípios que possuam localização estratégica, como é o caso de Leopoldina.

Esse tema foi discutido durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, realizada no dia 05 de setembro de 2022. O vereador José Augusto Cabral apresentou a solicitando ao Poder Executivo que estude a possibilidade de adotar medidas de fomento para o setor de e-commerce, visto que Leopoldina possui localização privilegiada. Segundo ele, grandes plataformas de e-commerce estão buscando lugares estratégicos para escoamento de suas produções, gerando centenas de empregos.

Durante a discussão da matéria, José Augusto Cabral comentou que as pessoas têm optado por fazer compras pela internet, principalmente pela facilidade e segurança de receber o produto. O vereador informou que esta opção pelo comércio eletrônico tem provocado o investimento de diversas cidades em logística e no transporte para essas plataformas digitais.

José Augusto salientou que Leopoldina tem uma característica muito peculiar, pois é cortada pelas rodovias BR 116, BR 267 e MG 120, pertence ao eixo Rio-Bahia, o que representa um facilitador para montagem de estruturas de logísticas e de transporte para as plataformas digitais. O vereador informou que, atualmente, municípios com características geográficas semelhantes a Leopoldina fizeram investimentos e estão atraindo grandes empresas de logísticas, gerando milhares de empregos.

O parlamentar afirmou que recebeu esta demanda em recente conversa que manteve com um empresário, que está disposto a investir no município, mas precisa de incentivo por parte da municipalidade. Com o crescimento da modalidade de e-commerce, várias empresas têm procurado municípios como Leopoldina.

José Augusto discorreu que, além da vocação agropecuária, com 1600 propriedades rurais, sendo a segunda extensão territorial da Zona Mata, Leopoldina precisa estar preparada para esta nova realidade virtual e para a possibilidade de atrair o interesse de transportadoras, empresas de e-commerce, plataformas de vendas online para a implantação de um distrito industrial com geração de centenas de empregos.

Ao final, José Augusto anunciou que está sendo organizada uma visita a uma das maiores empresas de e-commerce do país, a qual demonstrou interesse em realizar um estudo sobre a viabilidade do município de Leopoldina.

Encerradas as discussões regimentais, a Indicação nº 350/2022 foi aprovada por unanimidade e recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Valdilúcio Malaquias, Rodrigo Pimentel, Vinícius Queijinho, Gilmar Pimentel, Edvaldo Franquido Donato do Vale, José do Carmo Fófano Vieira, Eliléia Santos e Maria Inês Xavier.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina Indicação nº 350/2022


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »