19/09/2022 às 13h39min - Atualizada em 19/09/2022 às 13h39min

Revitalização das três praças próximas da Catedral está em fase de finalização

Reformas executadas pela Secretaria Municipal de Obras atendem todo o entorno da Praça Pio XII e as praças Ormeo Junqueira Botelho e Dom Helvécio.

Luiz Otávio Meneghite com fotos de Luciano Baia Meneghite
Há muitos anos, ao longo de sua existência, o Jornal Leopoldinense vem publicando matérias baseadas em reivindicações de seus leitores. Muitos desses pedidos, partidos da população, foram atendidos após a publicação em nossas páginas ou em nosso site. Isso nos enche de orgulho porque honramos o lema do jornal: ‘A consciência crítica da cidade’, criado pelo saudoso jornalista José Barroso Junqueira.
 
O que o jornal publicou
 
O Jornal Leopoldinense já publicou várias matérias a respeito nos últimos anos, sem que alguma medida fosse tomada pelo poder público. Uma delas saiu na edição nº 339 de 16/09/2017 cuja página está reproduzida junto a este texto.

Batizada oficialmente como Alameda Dom Delfim Ribeiro Guedes, em homenagem ao primeiro Bispo da Diocese de Leopoldina e popularizada como ’Escadão da Catedral’ aquela via pública apresentava há anos enormes rachaduras no sentido longitudinal colocando em risco as pessoas que por ela transitam ou se exercitam.
 
Construída no segundo governo do prefeito Francisco Barreto de Faria Freire (1967-1970), o ‘Escadão’ tem 140 degraus que levam à Catedral de São Sebastião. Trata-se um ponto turístico e local muito aprazível, para conhecer, passear e se deliciar do ar fresco. O local também é utilizado para práticas de exercícios, muitas vezes com monitoramento de personal trainer
 
Ao longo do ‘Escadão’, em suas laterais, haviam sido plantadas palmeiras imperiais, sendo que umas pegaram e outras não e não houve o replantio nem a manutenção. No seu entorno existe a Praça Pio XII cujo bosque, formado em sua maioria por ingazeiros, há anos estava com aspecto de abandono e uma curiosa ‘Pira’ estava com a sua base se soltando dando a impressão de que poderia tombar a qualquer hora.
 
A ação de revitalização agora implementada foi promessa de campanha do prefeito Pedro Augusto em entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Leopoldinense. Veja o que foi perguntado ao então candidato:
 

Por que importantes espaços de lazer e turismo estão abandonados, como por exemplo, o Horto Florestal?
 
Pedro Augusto – Nossos espaços de lazer, como o Horto Florestal e o Morro do Cruzeiro, por exemplo, estão totalmente abandonados. Temos uma cidade que não se preocupa em manter de maneira adequada as praças e espaços públicos destinados ao turismo. Entendemos que a gestão também deve se preocupar com o aspecto paisagístico e de lazer da cidade. Os leopoldinenses merecem uma cidade florida, com jardins bem cuidados. Faz parte de nosso projeto fazer de Leopoldina uma cidade bonita, assim como já fizemos na Exposição Agropecuária, em que levamos para o evento um projeto paisagístico com flores e plantas. O sucesso foi extraordinário
 
Estragos no entorno do Escadão da Catedral eram maiores do que foram mostrados
 
Quando denunciamos que a Alameda Dom Delfim Ribeiro Guedes, popularizada como ‘Escadão da Catedral’ e localizada dentro da Praça Pio XII, apresentava rachaduras e fissuras em toda a sua extensão não tínhamos observado a amplitude dos danos existentes e que eles não se restringiam apenas ao Escadão, mas também em outros pontos, precisando mesmo de um olhar mais minucioso do poder público, pois trata-se de um dos pontos turísticos mais conhecidos de Leopoldina.
 
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Leopoldina distribuiu release indicando que as obras de reforma já foram iniciadas. Segundo a Secretária Municipal de Obras, engenheira Laura Domiciano: "Trata-se de um ponto bem conhecido da cidade e muito frequentado pela população. O local tem pontos deteriorados que inclusive ofereciam riscos para os frequentadores. A ideia é deixar o local revitalizado, mais bonito e seguro", pontuou.
 
Bem em frente à Catedral foi construída uma pequena praça que ganhou o nome de Ormeo Junqueira Botelho onde foi instalado um busto do homenageado. O local recebia manutenção de pessoal contratado pela Energisa e até poucos meses causava a impressão de abandono pela falta de limpeza, bancos quebrados, iluminação vandalizada e a presença de formigueiros. Agora, a Secretaria Municipal de Obras tomou a frente da revitalização do local que já ganha um novo aspecto.
 
Entre a Catedral de São Sebastião e a Cúria Diocesana existe há muitos anos a praça Dom Helvécio, onde se destaca a Imagem de Nossa Senhora da Paz. Ela também está sendo alvo de revitalização e já chama a atenção dos frequentadores. Está ficando bonita.
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »