27/11/2022 às 11h39min - Atualizada em 27/11/2022 às 11h39min

Enquanto o estacionamento rotativo não vem a criatividade para vagas é uma saída

O tema está bastante batido, mas com a máxima de que ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’ buscamos ideias para amenizar o problema.

Luiz Otávio Meneghite
Neste ponto existiu um trailler e cabem dois automóveis (Foto Maria José Baia Meneghite)
Quem utiliza qualquer tipo de veículo para ir ao centro de Leopoldina enfrenta cotidianamente o martírio em busca de vagas para estacionar. Tem momentos em que o condutor dá várias voltas à procura de espaço permitido e em geral acaba cometendo infrações sujeito a multas e reboque.
 
Quando vislumbra uma possível vaga ele sorri e ao se aproximar descobre que é entrada/saída de garagem. Com o visível aumento do número de veículos em circulação a área com poucas possibilidades de estacionamento tem aumentado e se afasta da região central.
 
Descobrir uma vaga para estacionar no centro de Leopoldina em dias úteis vale ouro. Há poucos dias, para ir à rua Barão de Cotegipe, tive que estacionar o carro na rua João Gualberto, abaixo do bosque da Catedral.


Praça João XXIII
(Foto: Marcos Vinícius Pereira Costa)
 
Praça João XXIII poderia oferecer mais vagas para estacionamento

Enquanto o estacionamento rotativo não vem, a criatividade para vagas é uma saída.  Na condição de condutor, observando as possíveis alternativas descobri que a Praça João XXIII, pode oferecer mais oportunidades para desafogar a falta de estacionamento de automóveis ou motocicletas.
 
No local registrado na foto que ilustra esta matéria, na ponta do passeio que divide a Rua Francisco Gama da Praça João XXIII, existiu um trailer de lanches que foi desativado pela Prefeitura de Leopoldina. Ali, se for acertado o passeio, podem ser criadas mais duas vagas para automóveis ou pelo menos 8 vagas para motocicletas. Na mesma praça, um especialista em trânsito, usando de criatividade pode conseguir outras vagas.
 
Prefeito se manifestou a favor do estacionamento rotativo
Durante a campanha política de 2020, em entrevista exclusiva concedida ao Jornal Leopoldinense, o então pré-candidato a prefeito, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, assim se manifestou sobre o assunto: “Sou totalmente a favor da implantação do sistema rotativo, e vou um pouco além. Leopoldina é uma cidade desprovida de qualquer planejamento, seja ele de trânsito ou de sinalização. Uma pessoa de fora da cidade, por exemplo, tem dificuldades de estacionar em nosso município. Não há placas indicativas de localização de bairros, nem mesmo de local onde os prédios da prefeitura e do Fórum estão situados. Precisamos cuidar da cidade também neste sentido, para que as pessoas possam ter o mínimo de informações a respeito daqui”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »