09/10/2014 às 22h13min - Atualizada em 10/10/2014 às 22h37min

Seminário de Alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Os professores alfabetizadores do Município de Leopoldina participaram do II Seminário de Alfabetização no polo de Além Paraíba no dia 02 de outubro.

Os professores alfabetizadores de Leopoldina participaram do II Seminário de Alfabetização.

O Seminário contou com a presença do prefeito, da secretária de educação e de 12 municípios que fazem parte da micro região de Além Paraíba.  O encontro envolveu a socialização das práticas pedagógicas de alfabetização voltadas a Matemática.

O evento, que integra o Seminário Municipal de Socialização da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi realizado das 8h às 17h30min, no CEC na parte da manhã e na parte da tarde no cinema da cidade. Ao longo do dia os professores do município apresentaram suas experiências pedagógicas. No local teve estandes com trabalhos dos alunos, palestras e confraternização.

O PNAIC é um programa que envolve o Governo Federal, Estadual e Municipal que tem como objetivo garantir a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. O seminário é a concretização da formação continuada que é um dos eixos do PNAIC.

Estiveram  presentes todos os professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano, as orientadoras de estudo Deise Barbosa Pacheco Nogueira e Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella, equipe pedagógica, equipe gestora e coordenadores locais.

A Coordenadora local Cintia Andries, explica que, neste ano, a formação teve como foco a área de Matemática com complementação em Linguagem. A duração total do curso para este ano será de 160 horas, com realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo.

A secretária Municipal de Educação, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, destaca que, durante os encontros de formação, os professores além de realizarem estudo para aprofundamento teórico, organizaram planejamentos para serem desenvolvidos em sala de aula, buscando uma mudança na prática pedagógica e a melhoria do aprendizado dos alunos.

Fonte: Assessoria de Imprensa


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