21/01/2023 às 22h20min - Atualizada em 21/01/2023 às 22h20min

Povo se despede de Monsenhor Antônio Chámel

O féretro foi translado para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

O povo de Deus presente na região sudeste das Minas Gerais se despediu do querido e amado padre Antônio, exemplo de santidade que passou durante os seus 66 anos de ministério sacerdotal buscando os cansados, os doentes, os pobres, sendo exemplo de solidariedade e bondade. O seu lindo testemunho de fé mudou a vida de muitas pessoas e, portanto, sua despedida foi marcada por muita emoção.

Monsenhor Antônio Chámel, carinhosamente chamado por todos como padre Antônio faleceu no final da tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, em Leopoldina (MG). Ele deu entrada na Casa de Caridade Leopoldinense um dia antes, com o quadro grave de pneumonia.

O sacerdote faleceu no dia de São Sebastião, padroeiro da sé episcopal da Diocese de Leopoldina, a Catedral de São Sebastião. O féretro foi translado para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário na noite do dia 20 de janeiro, sendo celebrada uma Santa Missa na mesma noite, presidida pelo padre Fernando José de Freitas. A Paróquia do Rosário de Leopoldina foi uma das primeiras experiências de seu ministério sacerdotal. Monsenhor Chámel declarou em vida o desejo de ser velado nesta Igreja dedicada a Nossa Senhora.

Durante a madrugada muitos fiéis participaram do velório. Na manhã de sábado, três celebrações eucarísticas foram realizadas, presididas pelos padres Wallace Andrade Teixeira, Márcio Ferreira Júnior e Adilson José Dias Nery, além da participação de vários sacerdotes do clero diocesano e de pessoas de diversas regiões.

O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu Missa Exequial às 15h, concelebrada pelo arcebispo metropolita de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira e pelo bispo de São João Del Rei, dom José Eudes Campos do Nascimento, que também exerceu o seu ministério episcopal na Diocese de Leopoldina.

Em homilia, dom Edson Oriolo comentou que o Monsenhor Chámel há de ser recompensado pelo o bem que fez, pela vida que doou em prol da Diocese de Leopoldina, pelos corações que transformou, pelo Evangelho que anunciou, pelos doentes que ungiu e por tantas pessoas que abençoou. “Foram 66 anos proclamando a Palavra de Deus, anunciando o Evangelho e mostrando caminhos. Ele amou declaradamente a cidade de Leopoldina. Concluiu sua jornada terrena justamente no dia de São Sebastião, patrono do município e de nossa catedral”, comentou o bispo.

Dom Edson comentou ainda sobre o respeito do Monsenhor Antônio Chámel pelos oito bispos com quem trabalhou, dizendo que ele foi um exemplo de amor pela diocese e pela comunhão presbiteral. “Que ele descansa em paz e interceda a Deus pela santidade de nosso clero e da nossa diocese”, concluiu.

Seus sobrinhos e demais familiares participaram das celebrações eucarísticas e demonstraram gratidão a Diocese de Leopoldina e seu povo. Uma de suas sobrinhas manifestou o quão ele amou Leopoldina e fez questão de deixar registrado o desejo de ser sepultado em um dos túmulos da diocese, onde também estão os restos mortais do Monsenhor Guilherme de Oliveira.

Após a Missa Exequial, os fiéis saíram em cortejo fúnebre, sob chuva, até o Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo, onde o Monsenhor Antônio José Chámel foi sepultado.

Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolita de Juiz de Fora, foi quem presidiu o rito das exéquias. Por um momento ele lembrou que conheceu o padre Antônio antes mesmo de ser bispo, ocasião em que visitava o seu primo Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, terceiro bispo diocesano de Leopoldina. Desde então estabeleceu uma relação de amizade.

Dom José Eudes Campos do Nascimento comentou que a morte trás muita tristeza, pois é difícil perder alguém que amamos, mas para os que creem em Jesus Cristo a morte é apenas a passagem para uma nova vida. “Nosso irmão Monsenhor Chámel encontra-se em paz, olhando e intercedendo por todos nós. Que bela atitude do monsenhor deixar escrito que gostaria de ser sepultado em Leopoldina, no túmulo que ajudou a preparar para os padres da diocese. Ele ficará marcado em nossas vidas”, comentou.

 Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina

Saiba mais:  
Morre  aos  88  anos  o  Monsenhor  Antônio  Chámel
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »