26/01/2023 às 18h59min - Atualizada em 26/01/2023 às 18h59min

Prova de vida exigida pelo INSS para receber aposentadorias e benefícios é regulamentada

Neste ano, será feita a comprovação automática de vida de cerca de 17 milhões de beneficiários.

De Brasília, Edmar Soares
Agência do INSS em Leopoldina (Foto: Luciano Baía Meneghite)
A partir de agora, os segurados não precisarão ir aos bancos. Essa mudança foi ótima para os idosos que precisam sair de casa com muita dificuldade enfrentando sol e chuva para comparecer às instituições bancárias, principalmente benefício para quem mora na zona rural e precisa se deslocar até a cidade. 
 
O recenseamento será feito por meio do cruzamento de dados que constam dos cadastros do próprio governo e de seus parceiros, como declaração de Imposto de Renda, contratação de crédito consignado e atendimento no sistema público de saúde, incluindo vacinação. 
 
Como vai funcionar na prática? 
 
O INSS receberá esses dados de órgãos parceiros e vai compara-los com as informações que já estão cadastradas em sua base. Neste ano, será feita a comprovação automática de vida de cerca de 17 milhões de beneficiários.
 
A ideia é o sistema receber automaticamente várias informações durante o ano sobre a pessoa para ter certeza que está viva. Como por exemplo, a pessoa toma uma vacina contra gripe num posto de saúde da rede pública. Essa vacina já constará no INSS que validará como indicativo que é realmente a pessoa, e o indicativo servirá para compor um pacote de informações sobre a pessoa. 
 
Quando o total de ações ao longo do ano registradas nas bases de dados for suficiente, o sistema vai considerar a prova de vida realizada. Lembrando que todos os benefícios ativos do INSS de longa duração devem passar pelo procedimento, como aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade. 
 
Eis algumas informações importantes que servirão como prova de vida para o INSS:

- Acessar o aplicativo MEU INSS. Hoje, praticamente todo mundo tem acesso ao celular. Caso tenha dificuldade peça ajuda preferencialmente a uma pessoa da família;

- Realizar empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;

- Atendimento presencial em Agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras;

- Vacinação;

- Atendimento de perícia médica por telemedicina ou presencial ;

- Votação nas eleições;

- Emissão de carteira de motorista, identidade ou outros documentos oficiais. 

Daí você pergunta: "Edmar Soares, caso o INSS não consiga reunir informações suficientes para a comprovação de vida nesse período? 

O segurado terá dois meses para comprovar que está vivo. 

Como você vai saber se a prova de vida foi realizada ou não? 

Você vai acessar o site ou aplicativo MEU INSS ou ligar para a central de atendimento 135 a fim de verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS. 
 
Mantenha seu endereço atualizado porque, caso você não consiga provar que está vivo, o INSS vai programar uma visita de um servidor do Instituto para localizar o beneficiário. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »