31/01/2023 às 11h06min - Atualizada em 31/01/2023 às 11h06min

Procon alerta para os cuidados na hora da compra de materiais escolares

E para quem deseja economizar, as dicas são o reaproveitamento de materiais, a boa e velha pesquisa de preços, além, é claro, de ficar atento às condições de pagamento

O início das aulas já bate à porta de pais e responsáveis e os que ainda não compraram o material escolar precisam providenciar o quanto antes. Mas o Procon Leopoldina faz um alerta: a pressa pode ser inimiga do orçamento e pode pesar no bolso do consumidor. De acordo com o órgão municipal, quem ainda não providenciou as compras deve pesquisar opções, preços, prazo de pagamento e ficar atento às exigências das listas escolares.

"As escolas só podem solicitar a compra de materiais utilizados para as atividades pedagógicas diárias do aluno, não sendo, portanto, permitido exigir materiais de uso coletivo, como copos, pratos, grapeador, material de limpeza e giz. Sendo assim, é importante que os pais fiquem atentos e questionem as quantidades solicitadas e para quais atividades os materiais serão utilizados", disse o advogado Ronney de Paula Oliveira, chefe do Procon Leopoldina.

E para quem deseja economizar, as dicas são o reaproveitamento de materiais, a boa e velha pesquisa de preços, além, é claro, de ficar atento às condições de pagamento.

"O Código de Defesa do Consumidor obriga que a informação ao consumidor deve ser clara, precisa e ostensiva. Desta forma, o consumidor jamais poderá ficar em dúvida quanto ao valor, as formas de pagamentos e as características do produto.Fique ligado no seu direito e qualquer dúvida, procure o Procon Leopoldina", alertou o advogado.

O Procon Leopoldina fica na UAI, na rua Barão de Cotegipe, 10, Centro.

Fonte> Prefeitura Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »