09/02/2023 às 16h12min - Atualizada em 09/02/2023 às 16h12min

Polo de Saúde promove ação na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

O objetivo é utilizar a escola como porta de entrada para educar sobre saúde sexual, com informações adequadas à linguagem dos jovens alunos das escolas municipais

Fernanda Espíndola (*)
A médica Dra. Beatriz Neves Freire durante sua palestra
A Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina promoveu nesta semana duas palestras nas escolas municipais Osmar Lacerda França e CAIC para alertar os estudantes sobre a importância dos métodos contraceptivos na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez.
 
A iniciativa, que é coordenada pelo Polo de Saúde Agostinho Pestana, aconteceu em alusão à Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência e, através da médica Dra. Beatriz Neves Freire, da enfermeira Julia Figueiredo e da psicóloga Tairine Mendonça, levou informações de maneira simples e adequada à linguagem dos jovens alunos das escolas municipais. O objetivo é utilizar a escola como porta de entrada para educar sobre saúde sexual.
 
As palestras fazem parte do plano de trabalho de 2023 da coordenadora do Polo de Saúde, Cyntia Iennaco, que valoriza a intersetorialidade e conta com o apoio de uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação, composta por assistentes sociais e psicólogos.
 
“O Polo de Saúde não poderia se furtar em contribuir para a reflexão de um tema tão importante. A partir deste mês, a Atencão Primária, através da Estratégia Saúde da Familia, dará continuidade às ações de prevenção da gravidez na adolescência ", explica Cyntia Iennaco, completando:
 
“Debater esse tema é fundamental em nosso país, principalmente nos locais onde o acesso a trabalho, renda, cultura e educação são mais difíceis, e onde as situações de vulnerabilidade social estão mais presentes. Além disso, levar aos adolescentes a compreensão da importância de valorizar seu corpo e da responsabilização no sexo são questões fundamentais a serem tratadas não só numa semana, mas o ano todo”.
 
Através do Serviço de Saúde da Mulher, o Polo de Saúde Agostinho Pestana está disponível para os moradores de áreas não cobertas pela Estratégia Saúde da Família, para adolescentes em geral, e para as mulheres encaminhadas pelo PSF.
 
(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »