10/02/2023 às 09h57min - Atualizada em 10/02/2023 às 09h57min

Desvalorização da arte local, Carnazumba, Fajardo, esquenta

Luciano Baía Meneghite
Desvalorização da arte local

Segue a polêmica dos shows para o Carnaval de Leopoldina. Não vou aqui questionar o valor artístico dos contratados pela Prefeitura, pois a questão não é essa; nem insinuar que há algum tipo de irregularidade pois também não tenho prova nenhuma disso. O que muitos carnavalescos questionam é o privilégio a estas atrações e a não destinação de subvenção aos blocos devidamente documentados e ativos. Uma banda por 30, 40, 50 mil movimenta um dia.  Os blocos movimentam a cidade e o comércio muito antes do carnaval com seus ensaios, eventos e compras.  Só para lembrar que a Lei de Incentivo à Cultura Vitalino Duarte que apesar do aumento recente, tem orçamento de somente 60 mil/ano.

 
Outra coisa é a falta de acordo entre Prefeitura e comerciantes da Praça do Urubu. Quanto fica os custos do tradicional carnaval dali? Quanto cada um arrecada e quanto podem contribuir?

Carnazumba

Na sexta-feira,17/02 acontece o Carnazumba na praça Félix Martins a partir das 19h.

O 'Carnazumba', que realizou seu primeiro desfile em 2020, é formado por praticantes de exercícios aeróbicos baseados em movimentos de danças, conhecido como 'Zumba'. Em Leopoldina o projeto 'Ginástica na Praça', da professora Raquel Regina, realizava encontros semanais na Praça Felix Martins, no centro da cidade. Atualmente com aulas no Clube dos Cutubas. 


Caneca e abadá do Fajardo


Com o início dos ensaios do Fajardo & Cia na Praça do Rosário, sexta-feira, 10/02, já estão à venda o abadá e a caneca do bloco.

Contatos aqui.



Doe Sangue

O mês de fevereiro chegou e, com ele, muitos foliões aguardam ansiosamente a chegada do Carnaval. E para entrar no ritmo das marchinhas da festa mais animada do ano, que tal passar antes no Banco de Sangue do Polo de Saúde Agostinho Pestana para fazer a sua doação de sangue?


Em feriados, como o Carnaval, pode ocorrer uma queda em torno de 30% nos estoques, simultaneamente ao aumento da demanda por hemocomponentes, em razão de acidentes nas estradas e situações de emergências.

Por isso, é importante que as doações ocorram nesta semana que antecede o Carnaval, para que as bolsas estejam disponíveis para quem precisa.

Nesta quinta-feira, dia 9, a equipe do Polo de Saúde estará esperando por você e fazendo coletas, das 8h às 16h

Seja solidário. Doe Sangue!

(Prefeitura de Leopoldina)


Um esclarecimento e um pedido



Está havendo uma dúvida natural entre muitas pessoas que gostam do carnaval do Pirineus por conta de dois eventos marcados para o mesmo dia no bairro.

Há algum tempo houve uma reunião entre a Comissão Provisória da Unidos dos Pirineus, comerciantes do bairro e blocos Bão Igual Bosta e Pé de Cachorro. Houve um consenso que pelas dificuldades econômicas do pós-pandemia e pelo tempo curto, deveria haver a união de todos para se fazer algum movimento carnavalesco no bairro. Sugeri que fosse feita uma única camisa com venda revertida unicamente para a escola de samba. A ideia foi aceita por unanimidade. Isso não impedindo que os blocos façam seus movimentos independentes na segunda (Pé de Cachorro) e na terça (Bão Igual Bosta).

Foi também decidido nesta reunião que haveria um pré-carnaval com ensaio de bateria no próximo domingo,12/02, ficando ainda dependente de confirmar outras atrações para este dia. Confirmadas as participações de Dj Pinguim e Dj Lon no ensaio geral, publiquei no último sábado a programação nesta coluna de carnaval que tem tido milhares de acessos.

Já no domingo passado surge o anúncio de que o bloco Pé de Cachorro faria um esquenta com o grupo Exigeoton.

Estranhamos e até atribuímos a alguma falha de comunicação entre todos envolvidos, sem querer culpar este ou aquele, pois não havia nenhum clima de disputa ou rivalidade, muito pelo contrário. Ficamos até felizes inicialmente pela disposição de todos em unir em torno da escola.  Isto sem contar claro, com uma ou outra pessoa que por ciumeiras   bobas tentam criar discórdia. Estes sempre existem em todos lugares e pelo que senti, vão ficar falando sozinhos.

Foi tentado em nova reunião na última segunda-feira um acordo, mas foram mantidos os eventos, sendo que o do Pé de Cachorro começa mais cedo, às 14h adentrando a noite e o do Chafariz às 17h.

Acho que se houver bom senso, vai ser possível conciliar os dois eventos sem que um atrapalhe o outro.
Talvez até ajude.

Tomara que acabe tudo em samba!

Relembrando o Bloco dos Descamisados que em 2023 completa 58 anos




Clique e leia a coluna anterior
 
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »