15/02/2023 às 14h30min - Atualizada em 15/02/2023 às 14h30min

Carnaval com alegria, sem acidentes e choques elétricos

Energisa orienta para cuidados com a rede elétrica no carnaval.

Comunicação Social Energisa
Foto: Luciano Baía Meneghite
O Carnaval já é umas das festividades mais esperadas pelos brasileiros. Imagina três anos sem a festa, por causa da pandemia.  Este ano, o Carnaval vem com um gostinho a mais. Seja para quem vai curtir a folia na rua ou aproveitar o feriado em casa com a família, é importante ficar atento a alguns cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes e não acabar estragando o momento de alegria.
 
Serpentinas de papel ou metálicas e jatos de espumas ou de água são elementos tradicionais no carnaval, mas o contato desses objetos com a rede elétrica não deve acontecer para evitar risco de choque elétrico e curto-circuito.
 
A coordenadora de Operações, Luciana Acácio, orienta sobre os principais cuidados neste período: “não é recomendável jogar líquidos, spray de espumas ou qualquer material na rede elétrica, pois há riscos de choque elétrico. Também é importante ficar atento à altura do trio elétrico ou do carro-som, ou qualquer outro objeto que possa vir a ser projetado, pois é necessário manter distância mínima de 2 metros em relação às redes elétricas”. Decorações também devem ficar longe da rede elétrica e dos postes. “Caso algo fique enrolado nos cabos de energia, não tente retirar. A proximidade com a rede elétrica pode ocasionar sérios acidentes, inclusive fatais”, alerta Luciana.
 
Além dos cuidados na rua com os foliões, é importante redobrar a atenção no trânsito para evitar a colisão de veículos em postes, pois este tipo de acidente prejudica a população com interrupções no fornecimento de energia, inclusive hospitais. Além disso, o condutor do veículo pode sofrer consequências graves. “Bebida e outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Reforçarmos que os motoristas estejam atentos ao volante, preservando a vida e a segurança das pessoas. Em caso de acidentes, isolar o local, acionar o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Energisa, e sempre que possível, manter o condutor dentro do veículo para evitar choques elétricos”, orienta Luciana.
 
Cuidados em casa

Para quem vai aproveitar o carnaval em casa, também é preciso reforçar os cuidados, principalmente em locais que as pessoas vão utilizar extensão para iluminar os locais.  É comum que a população procure se refrescar em casa com piscinas e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica.
 
Esteja atento às seguintes orientações:
  • para evitar choque elétrico, ao manusear equipamentos ligados à tomada, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade;
  • atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto com vários equipamentos ligados juntos pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica;
  • cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver conectado à tomada;
  • em caso de cabo partido, isole o local e acione imediatamente a Energisa;
  • em casos de ocorrências com a rede elétrica, a população pode entrar em contato pelo 0800 032 0196.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »