19/02/2023 às 15h14min - Atualizada em 19/02/2023 às 15h14min

Carnaval na avenida Getúlio Vargas teve grande presença de público

Luciano Baía Meneghite
Público lotou parte asfaltada da Avenida Getúlio Vargas (Imagem: Iago Xavier)
O Carnaval de Leopoldina foi aberto oficialmente na noite deste sábado,18/02, às 20h, com grande presença de público que veio assistir à apresentação de integrantes Escola de Samba Beija-Flor, de Nilópolis.
 
O “Lelê Folia 2023” promovido pela Secultur - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está sendo realizado na parte asfaltada da avenida Getúlio Vargas, onde foi montada estrutura com palco, tendas para comércio e banheiros químicos. Uma equipe de quarenta homens garantiu a segurança no local.  
 
A Prefeitura realizou modificações no trânsito na região que vigorarão até o dia 22/02, com o estacionamento proibido nas adjacências e bloqueio de ruas.
 
No evento foi coroado Rei Momo Américo Silva, o popular carnavalesco “Merquinho” que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz e a Rainha do Carnaval Júlia Farinazo.


Merquinho recebeu a chave da cidade  (Foto: Iago Xavier)

Quem é Merquinho


Américo Silva, o popular “Merquinho”.  Nascido em Cataguases em 25 de março de 1944. Há mais de cinqüenta anos adotou Leopoldina como sua cidade, casando-se com Maria do Carmo Rufino Silva.

Pedreiro, carnavalesco, ex-presidente do Clube dos Cutubas por mais de uma vez, sendo a primeira aos 28 anos. Merquinho também já promoveu festas populares, como a da abolição da escravatura.

Marcou época com seu salão de forró ao lado da Mina da Taboquinha nos anos 1980. Era famoso também o mocotó de boi que fazia. Falante, adora um microfone e  atuou como Pai Mané, personagem principal no filme Ancião da Serra, baseado na obra de Jorge Roberto de Souza Barbosa e produzido juntamente com o fotógrafo e cinegrafista Mario Simões Andrade.

Merquinho continua por aí trepando em telhados e pilotando sua kombi em que cabe tudo.Vez ou outra é visto na Praça do Urubu preparando seu churrasquinho “de gato”.

Em 2019 o retratamos como um boneco gigante no bloco caricato Bão Igual Bosta.




Merquinho comigo e seu boneco gigante (vestido por Jiló) no carnaval 2019
(Foto: João Gabriel Baía Meneghite)



Show da Beija Flor (Foto: Iago Xavier)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »