08/03/2023 às 10h41min - Atualizada em 08/03/2023 às 10h41min

Energisa apoia iniciativas que integram mulheres em diversas atividades tradicionalmente masculinas no setor elétrico

Comunicação Social Energisa
Mariana Sacramento, coordenadora de Manutenção de Subestações e Linhas de Alta Tensão
Nesta quarta-feira, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Energisa adotou o tema ‘Mulheres Inspiradoras, a fim de evidenciar, por meio das histórias de suas colaboradoras, o reconhecimento da companhia à versatilidade, eficiência e capacidade profissional ilimitada do sexo feminino.
 
Ações positivas de ESG (Environmental, Social and Governance) são uma constante na Energisa, que é signatária do Pacto Global e assumiu uma série de compromissos ambientais e sociais a serem cumpridos até 2050. A presença feminina na companhia é uma crescente, tanto na área administrativa, quanto nas áreas técnicas. O grupo hoje tem 3.097 mulheres, sendo 265 em cargos de liderança e centenas em atividades tradicionalmente masculinas, como eletricistas de distribuição, eletricistas de linhas de transmissão, técnicas de manutenção e líderes de equipes.
 
Temos desenvolvido uma série de iniciativas para empoderar nossas colaboradoras, que são grandes exemplos de determinação, coragem e de que a mulher pode estar de fato onde ela quiser, ocupando diferentes posições e exercendo funções tradicionalmente executadas por homens”, comenta Daniele Salomão, Vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade do Grupo Energisa. “Acreditamos que a diversidade, ao possibilitar que diferentes pontos de vista sejam explorados, potencializa a inovação e contribui para uma cultura de bem-estar, confiança e alta performance”, finaliza a executiva.
 
Uma dessas mulheres inspiradoras é Jessica Aparecida de Souza, eletricista de distribuição da Energisa Minas Rio. Sua história traduz os conceitos de foco e perseverança. Até abril do ano passado, ela era terceirizada da equipe de limpeza da Energisa e hoje está prestes a completar um ano como a primeira eletricista mulher do time de campo em Minas Gerais.
 
Jéssica tem 29 anos é casada e mãe de um menino de 10 anos e sente muito orgulho de sua atividade profissional e de sua trajetória como mulher. Ela lida diariamente com transformadores e fios, na maioria das vezes do alto de postes de até 12 metros de altura. “É um desafio constante, mas me sinto privilegiada em representar as mulheres nessa função”, relata. E complementa: “toda mulher merece trabalhar onde ela quiser, mas nessa área tem que ter coragem, disposição física e determinação, pois nem sempre poderemos estar com alguns caprichos em dia, como unhas grandes e cabelos soltos, por exemplo”.
 

Jessica Aparecida de Souza, eletricista de distribuição da Energisa Minas Rio.
 
Mariana Sacramento, coordenadora de Manutenção de Subestações e Linhas de Alta Tensão, também é exemplo de mulher que inspira. Na última contingência em Muriaé coordenou uma equipe de 40 profissionais e reconstruiu três torres no município. “Encaro meu papel com muita naturalidade. Apesar de entender que ainda há mais homens que mulheres neste tipo de posição, sempre soube que as mulheres são capazes. Recebi todo apoio aqui na Energisa para evoluir e desempenhar esse papel. Acredito que o meu exemplo aqui é uma prova da nossa capacidade. E também serve de incentivo para que outras mulheres acreditem nos seus potenciais. Espaço tem e vou adorar dividir experiência e uma jornada de trabalho com mulheres cada vez mais talentosas aqui na Energisa.”
 
Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
 
Nosso portfólio abrange 10 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.
 
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »