30/03/2023 às 11h47min - Atualizada em 30/03/2023 às 11h47min

Lojista do Calçadão da José Silva dá sugestões para beleza e segurança do local

O local ficou famoso por terem ali se instaladas as primeiras lojas de R$1,99 da cidade, especialmente no trecho correspondente ao térreo do Edifício Rotary.

Luiz Otávio Meneghite
Foto: Luciano Baía Meneghite - 30/03/2023
O Calçadão Francesco Calábria, nome dado à antiga rua José Silva é uma via de pedestres das mais movimentadas de Leopoldina. O local ficou famoso por terem ali se instaladas as primeiras lojas de R$1,99 da cidade, especialmente no trecho correspondente ao térreo do Edifício Rotary.

No paisagismo ali concebido o piso ficou mais alto do que a rua Carlos Magno Gesualdo Barbosa, paralela à praça Félix Martins Na divisa entre o Calçadão e a rua foram plantados oitizeiros e reservado um espaço para canteiro de flores. Esse canteiro chegou a ser demarcado com pequenas estacas e uma espécie de arame mais grosso, que já não existe mais. Pelo menos três escadinhas foram construídas, mas carecem de corrimões para segurança dos usuários.

No centro do Calçadão, em toda a sua extensão, foram instalados vasos redondos com uma espécie de palmeira plantadas, que sem os devidos cuidados estão morrendo. Nas extremidades de cada um vaso foram instalados bancos de madeira com pés de ferro, que sem manutenção estão com aparência de apodrecidos.

Um lojista pioneiro no local, aborda o repórter para dar algumas sugestões como a instalação de corrimões em toda a extensão do Calçadão e nos trechos com degraus; a eliminação dos canteiros onde estão plantados os oitizeiros, cimentando-os mas preservando espaço ao redor de cada árvore e instalando embaixo delas os bancos hoje expostos ao sol e a retirada dos enormes vasos, o que facilitará a circulação de pedestres.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »