05/04/2023 às 10h12min - Atualizada em 05/04/2023 às 10h12min

CBA inicia ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental na região

Em 21 anos de história, Programa de Educação Ambiental – PEA teve mais de 87 mil participantes na Zona da Mata Mineira

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) deu início a mais um ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental na região, promovido por meio do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O primeiro encontro, realizado no último mês, em Muriaé, contaram com a participação de 38 professores e educadores das redes municipal e estadual, privada e pública, de nove municípios da região: Descoberto, Itamarati de Minas, Cataguases, Miraí, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Miradouro e Fervedouro.
 
O tema abordado no curso este ano é “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5Ps da Sustentabilidade”. O objetivo é proporcionar a formação ambiental para que professores e educadores apliquem seus conhecimentos junto aos seus alunos. Nos próximos meses, eles vão desenvolver as práticas aprendidas durante o curso em suas escolas, e, em outubro, acontecerá a culminância das ações, quando serão apresentadas as atividades e os projetos realizados ao longo do ano.
 
O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalhará diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais próprios. Os módulos terão como fundamentos os “5 Ps da Sustentabilidade”: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Esses temas são norteadores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A capacitação está sendo realizada pelo Instituto Moleque Mateiro, parceiro da iniciativa.
 
O Moleque Mateiro é um instituto de educação ambiental que desenvolve, desde 2005, projetos e cursos com ênfase no contato direto com a natureza. Atua junto a escolas, universidades, empresas e unidades de conservação por meio de programas de educação formal e não formal, desenvolvendo metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, projetos pedagógicos, programas para licenciamento ambiental e sustentabilidade corporativa, além de ações para famílias e comunidades.
 
Para Phylipe da Silva Dias Almeida, professor de ciências e biologia da Escola Estadual Capitão José Ferreira, em Muriaé, a participação no curso ajudou a realizar o sonho de trabalhar a temática ambiental em sala de aula. “Sempre tive o desejo de trabalhar a educação ambiental na escola, e posso dizer que essa participação está superando minhas expectativas. Afinal, para gerar a consciência ambiental, precisamos atrair as pessoas pela sensibilização para a preservação e o cuidado”, pontua.
 
A professora da rede municipal de Cataguases, Raquel Braga, conta que já participou do curso nos anos anteriores, o que considera uma experiência transformadora. “Acreditar no professor e validar seu papel na sociedade faz com que a CBA e sua excelente equipe sejam parabenizadas. É visível o esforço com que são elaboradas todas as edições do curso. E o mais importante: o apoio técnico que nos é oferecido desde a montagem até a apresentação do projeto. O fortalecimento das bases faz toda a diferença para se chegar ao topo”, comenta.
 
O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a importância da formação continuada nesta temática para os professores da região, conectando a Mineração Sustentável, através do PEA, com a conscientização ambiental das crianças, nossos futuros líderes do planeta.
 
“Buscamos sempre levar o olhar mais amplo do meio em que vivemos para a sociedade, com foco nas comunidades em que temos atuação. Assim, é possível multiplicar os impactos positivos da Mineração Sustentável, gerando transformações que vão além do setor mineral. Essa troca sinérgica com os educadores locais e parceiros, como o Moleque Mateiro e a Trust Gestão e Sustentabilidade, é enriquecedora para todos nós, além de ser um importante instrumento para o desenvolvimento das políticas socioambientais na região”, destaca.
 
Programa de Educação Ambiental - PEA 

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. 
 
Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação, estando presente há 40 anos na Zona da Mata Mineira.
 
Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »