14/04/2023 às 07h39min - Atualizada em 14/04/2023 às 07h39min

Vereadores participam de reunião com a Polícia Militar sobre segurança nas escolas

Encontro aconteceu no auditório do CEFET com a participação de autoridades municipais, além de diretores, professores e membros da comunidade escolar.

Na quinta-feira, dia 13 de abril de 2023, o comando do 68º Batalhão de Polícia Militar, através do Tenente-Coronel Yoshio Luiz Yamaguchi, promoveu reunião com representantes e diretores de todas as escolas dos municípios de Leopoldina, Recreio e Argirita, em virtude dos recentes casos de ataques a alunos e professores registrados nas últimas semanas em algumas cidades brasileiras.

O evento ocorreu no auditório do CEFET Unidade Leopoldina e estiveram presentes autoridades municipais dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como da Polícia Civil. A Câmara Municipal esteve representada pelo Presidente Rodrigo Junqueira Reis Pimentel e os vereadores Gilmar Pimentel, José do Carmo Fófano Vieira e Maria Inês Xavier de Oliveira. A Polícia Civil foi representada pela delegada Dra. Gisela Borges Matos e o Executivo se fez presente através de Lúcia Lopes Horta, Secretária Municipal de Educação.

Inicialmente, Tenente-Coronel Yamaguchi informou que a Polícia Militar recebeu ofícios solicitando a presença de policiais nas portas das escolas do município. Diante disso, foi feito um levantamento sobre esta situação em Leopoldina e constatou-se que não há nada de concreto que justifique a sensação de pânico e de insegurança dos representantes das escolas. Ele afirmou que está sendo feito um monitoramento das escolas e os policiais estão prontos para agir caso verifiquem algo suspeito.

O pronunciamento da delegada Dra. Gisela Borges Matos corroborou com a mensagem do Comandante Yamaguchi. Ela defendeu que as medidas a serem tomadas pelas escolas sejam bem analisadas e verificadas as possibilidades de eficácia, pois algumas podem não provocar o efeito desejado. Disse que a Polícia Civil também está atenta e vem atuando em parceria com a Polícia Militar.

Rodrigo Pimentel, inicialmente, parabenizou a Polícia Militar pela iniciativa de realizar uma reunião sobre proteção escolar, pois foi um momento importante para discutir o assunto. Ele salientou que essa onda de violência em escolas no país foi tema de discussões nas reuniões da Câmara e mobilizou os vereadores que encaminharam para análise do Poder Executivo sugestões de medidas que poderiam ser adotadas nas escolas, tais como a instalação de câmeras de vigilância, utilização de detectores de metais e contratação de vigilantes.

Rodrigo Pimentel destacou que é importante que todos tenham zelo e cuidado na segurança das crianças e de toda comunidade escolar.

Ao final, foram registrados rápidos depoimentos dos diretores e professores, salientando a realidade de cada instituição de ensino.

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »