16/04/2023 às 08h31min - Atualizada em 16/04/2023 às 08h31min

Sinalização de trânsito mal colocada pode ocasionar acidentes em Leopoldina

A sugestão é de que ela seja instalada alguns metros abaixo de onde está, de maneira que ela possa ser vista antecipadamente por quem utiliza a rua Gustavo Monteiro de Castro.

Luiz Otávio Meneghite
Sinalização vertical mal colocada nem sempre é obedecida (Foto:PML)
O Departamento Municipal de Trânsito de Leopoldina tem realizado com a frequência necessária a revitalização das travessias de pedestres. Realmente, trata-se de um serviço que requer manutenção permanente aliada a uma campanha educativa e um policiamento mais ostensivo, porque, infelizmente, ainda existem os imprudentes e os desobedientes e pasmem: entre eles é grande o número de condutores profissionais, segundo indicam as placas vermelhas dos veículos que conduzem. Também na lista de infratores estão veículos oficiais, os chamados ‘chapas brancas.
 
Sinalização vertical em local errado
 
Em alguns casos, os condutores são induzidos à desobediência, devido à instalação inadequada da sinalização vertical (aquela instalada em postes de ferro). Um exemplo é a que indica que é proibido convergir à esquerda ao subir a rua Professor Gustavo Monteiro de Castro para acessar a rua Joaquim Furtado de Menezes em direção à Cohab-Velha, Unipac e Vila Esteves.
 
O certo é contornar a rotatória em torno do ‘Chafariz’ da praça Alípio Assunção com as opções de seguir pela General Olímpio Mourão Filho ou descer e convergir à direita na Joaquim Furtado de Menezes.
 
O que tem levado os condutores a desrespeitarem tal sinalização é o seu posicionamento, pois o local onde ela foi instalada fica fora do campo de visão de quem sobe a Gustavo Monteiro de Castro. A sugestão é de que ela seja instalada alguns metros abaixo de onde está, de maneira que ela possa ser vista antecipadamente por quem utiliza aquela via pública.
 
Já publiquei aqui no Jornal Leopoldinense que fui testemunha de três infrações cometidas por condutores profissionais em menos de um minuto. Dois veículos de transporte escolar, um deles oficial, e um táxi fizeram a conversão proibida no local. Um dia depois, o caminhão de coleta de lixo urbano, contratado pela prefeitura, cometeu a mesma infração. Os acidentes nesse trecho ainda não aconteceram por milagre. Ora, se os profissionais !?, assim procedem, imaginem os amadores.
 
O serviço de revitalização e adequação da sinalização viária na cidade, tem o principal objetivo de oferecer mais segurança para motoristas e pedestres, mas alguns casos podem e devem ser revistos. O exemplo da foto que ilustra esta matéria é um deles. Que tal tentar?
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »