19/04/2023 às 09h37min - Atualizada em 19/04/2023 às 09h37min

Egressos do sistema socioeducativo participam de capacitações de mecânica de motos e barbearias

Juntos, os cursos disponibilizam 24 vagas a adolescentes e jovens acompanhados pelo Programa Se Liga, da Sejusp

SEC.GERAL Superintendência de Imprensa
Sejusp / Divulgação
Preparar adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo para o mercado de trabalho, criando novas possibilidades de conexão social como alternativa ao ato infracional. Essa é uma das frentes do Projeto Circuito Liberdade, desenvolvido pelo programa Se Liga, da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As primeiras capacitações do projeto estão disponibilizando 24 vagas, metade para o curso de mecânica, que começou na segunda-feira (17/4), e a outra metade destinada ao curso de barbearia, com início previsto para 22/5.

As oportunidades foram oferecidas aos participantes do programa Se Liga - de adesão voluntária, que acompanha egressos das medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação de Minas Gerais - e, os que manifestaram interesse foram incluídos nos cursos desejados. O recurso para execução do projeto é proveniente de emenda parlamentar.

A diretora de Proteção da Juventude da Sejusp, Michelle Duarte, conta que para a escolha dos temas a equipe do programa fez um levantamento prévio, junto ao grupo acompanhado pelo Se Liga, a fim de verificar os cursos de principal demanda e interesse. "Essa etapa tem como foco ações de qualificação profissional, considerando a possibilidade de emancipação financeira desse público, a partir da possibilidade de introdução no mercado de trabalho", explica a diretora. A primeira etapa, realizada em 2022, buscou fazer uma conexão dos participantes com os espaços públicos de suas respectivas cidades.

Ambos os cursos capacitam os jovens desde as orientações básicas. Assim, participantes sem experiência profissional podem adquirir as habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho. Sílvio Melo*, de 16 anos, que está em busca de emprego, é exemplo disso. "Mesmo sem experiência, decidi participar do curso de mecânica. É uma nova chance de recomeço.
Quero ajudar a minha mãe, e essa oportunidade pode me ajudar na área financeira", compartilha.

Se Liga

O programa é de livre adesão, e o adolescente/jovem, egresso do sistema socioeducativo, pode ser acompanhado por até um ano. É um dispositivo de acesso à cidade e à rede de proteção social, estabelecendo-se como um instrumento de construção no reencontro com a liberdade.

O Se Liga possui duas sedes: uma instalada na capital, com atuação na RMBH e na Região Central Mineira, a outra em Juiz de Fora, abrangendo a Zona da Mata.

Projeto Circuito Liberdade

O projeto está organizado em dois eixos, que possuem como perspectiva um convite para este público se vincular a espaços culturais, de lazer, aprendizagem e de qualificação profissional. Em 2022, foram executadas 25 ações de circulação, contemplando 150 adolescentes e jovens de 18 unidades socioeducativas do estado, sendo seis delas com os egressos acompanhados pelo Programa Se Liga. Em 2023, o objetivo é capacitar 44 egressos vinculados ao programa nas regiões de atuação.

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »