24/04/2023 às 11h23min - Atualizada em 24/04/2023 às 11h23min

Filme sobre Maria Alcina, patrocinado pela Energisa, está com inscrições abertas para concurso musical

Interessados podem enviar seus trabalhos até o dia 19 de maio.

Comunicação Social Energisa

Neste mês de abril é anunciada a produção do longa-metragem ‘Maria Alcina, Alegria Brasil’, escrito e dirigido pela também mineira Elizabete Martins Campos, baseado na história de vida e obra da cantora cataguasense. Para marcar a data, está sendo lançado um concurso de composição para Cinema na Zona da Mata Mineira, que visa premiar e licenciar obras musicais para a trilha sonora original.

A iniciativa, realizada pela iT Filmes, – em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, patrocinado pela Energisa, – pretende colaborar para criar um impacto além da tela, com interatividade, valorização de músicos, músicas e compositores (as) da Zona da Mata Mineira, onde nasceram Lúcio Alves, Ataulfo Alves, Ary Barroso, João Bosco e a estrela do filme, Maria Alcina, uma das maiores artistas do Brasil.

As inscrições para o concurso de músicas que vão compor a trilha sonora do filme já estão abertas e seguem até o dia 19 de maio. O Concurso está aberto somente para participação de compositores (as) da Zona da Mata Mineira (natos ou residentes), sem limite de idade e os interessados podem ler o Regulamento completo neste aqui neste link.

Serão premiadas duas obras pré-selecionadas, sendo uma música instrumental, uma música (melodia e letra), que poderão a critério da curadoria final fazer parte ou não da trilha sonora do longa-metragem. A temática da obra é ‘Maria Alcina – Alegria Brasil’. O estilo e gênero musical das canções são livres, à escolha do compositor. Cada participante pode apresentar no máximo duas canções. A música selecionada vai receber um prêmio no valor de R$ 1 mil. Se a música selecionada integrar a trilha sonora do filme, o autor também vai receber R$ 1 mil pelo seu licenciamento. A divulgação dos resultados será às 19h do dia 25 de maio pelo site.

 – ‘Maria Alcina, Alegria Brasil’ será um filme musical, poético, orgânico, plástico, interativo, expansivo, sensorial, alegre e alto astral – escreve a  cineasta em seu segundo argumento da trilogia inspirada no Brasil, que vem desenvolvendo tendo como personagens cantoras da música brasileira, comenta a cineasta Elizabete Martins Campos, diretora do premiado filme “My name is now”, sobre Elza Soares.

Ao longo de 74 anos de idade e 51 anos de carreira, Maria Alcina Leite nunca parou de fazer arte. Ela traz impressa em si importantes signos da memória coletiva e identidade do Brasil. É uma artista que circula em diferentes meios artísticos, tanto pelas interpretações e seus diálogos com distintos compositores, de diferentes épocas e gêneros musicais, como por suas performances sonoras, cênicas e visuais: em festivais, teatro, shows, rádio, TV, circo, DVD e, agora, vivendo ela mesma neste filme inédito, onde é a estrela máxima.

“Vou filmar na minha cidade, na querida Cataguases”, diz Maria Alcina sobre o Projeto. “Vai ser genial! Então, é muita luz, câmera, ação. Agora eu tô nessa pegada. Então, muita música, muita vida, muito contato com vocês sobre a minha carreira. Estou muito feliz, muito agradecida. Viva a música! Viva Minas Gerais! Viva eu! Viva tudo! E viva o Chico Barrigudo! Uau!”, comemora Maria Alcina.

Rodado na cidade do Cinema Brasileiro, Cataguases, em Minas Gerais – e também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se passa parte do enredo – o projeto teve seu início nas pesquisas, em 2019,  logo no primeiro encontro entre a cantora e diretora, em São Paulo, quando falaram pessoalmente, pela primeira vez, sobre o Filme.

A cineasta Elizabete Martins Campos esteve com a cantora Maria Alcina em Cataguases, em setembro de 2022, quando fizeram estudos e ensaios para o filme.  As pesquisas com filmagens foram realizadas no Polo Audiovisual da Zona da Mata, parceiro do Projeto, e também nas ruas de Cataguases, onde Maria Alcina apresentou para a diretora pontos marcantes na vida cultural na cidade, na Cataguases que foi eternizada no cinema pela figura de Humberto Mauro, que morou parede e meia com a casa onde Maria Alcina cresceu.

“Em nossa experiência do Polo Audiovisual, ao longo dos últimos anos em Cataguases e região, realizamos dezenas de produções tendo a região como cenário para acolher essas obras, gerando impactos econômicos, fortalecendo nossos talentos e profissionais do setor. Mas faltava uma iniciativa que reconhecesse a história de uma personalidade contemporânea local. Não faltará mais – o filme “Maria Alcina, Alegria Brasil” irá revelar a trajetória afetiva e a força desta grande estrela da cultura e da música brasileira,” declara Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

O longa faz parte da trilogia que a cineasta Elizabete vem desenvolvendo desde 2008, quando iniciou suas pesquisas para My Name is Now, Elza Soares`, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019, em duas categorias, Melhor Longa-Metragem Documentário, Júri Oficial e Melhor Trilha Sonora Original Júri Oficial.

O Projeto completo que prevê o desenvolvimento, produção, filmagem, montagem, finalização e distribuição, encontra-se neste momento na etapa de desenvolvimento e filmagem e busca novos parceiros.

O Filme é realizado pela iT FIlmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas e apoio cultural da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Fábrica do Futuro, Instituto Cidade de Cataguases. Distribuição Circulabit - Tudo Mov.

Mais Informações sobre o filme e o concurso de música https://itfilmes.com.br/mariaalcina/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »