29/04/2023 às 12h48min - Atualizada em 29/04/2023 às 12h48min

A merecida homenagem ao médico leopoldinense Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa

O Hospital Materno Infantil de Brasília, referência em maternidade na capital federal, foi renomeado como Hospital Materno Infantil Dr. Antônio Lisboa

Luiz Otávio Meneghite
Dr. Antonio Márcio Junqueira Lisboa (Foto João Gabriel Baia Meneghite)
Uma honraria merecida ao médico leopoldinense Dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa foi recentemente descoberta por meio de uma publicação em rede social. O renomado médico pediatra falecido aos 94 anos, no dia 13 de junho de 2021, passou a dar nome ao Hospital Materno Infantil de Brasília, onde estava radicado há mais de meio século. Ele deixou uma marca duradoura na vida de muitos, incluindo o autor deste texto.

Tive a honra de visitar Dr. Lisboa em sua residência em Brasília, acompanhado pelo então prefeito de Leopoldina, Dr. Márcio Freire, em uma visita oficial à capital da República. Sempre que vinha a Leopoldina, trazia livros de sua autoria e revistas que mencionavam seu trabalho. Como radialista, também tive a honra de entrevistá-lo na Rádio Jornal AM, ao lado de seu ex-aluno, o médico Dr. Paulo Sérgio Lupatini Furtado, que era seu admirador.

Embora a pandemia da Covid-19 tenha interrompido nossos contatos e visitas, soubemos com certo atraso da homenagem feita ao Dr. Lisboa pelo governador de Brasília, Ibaneis Rocha. Por meio do Decreto nº 42.196, de 15 de junho de 2021, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 16/06/2021, o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) foi renomeado como Hospital Materno Infantil Dr. Antonio Lisboa. A unidade é uma referência em maternidade na capital federal.

Dr. Lisboa nasceu em Leopoldina (MG) e se formou em medicina na Universidade do Brasil em 1950. Ele era interno oficial da 5ª Cadeira de Clínica Médica e Acadêmico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Em 1951, ele passou em primeiro lugar no concurso para médico da Aeronáutica e estagiou no Walter Reed Hospital, em Washington, nos Estados Unidos. Ele lecionou na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade de Brasília, onde ministrou aulas de pediatria e chefiou a FCS, além dos departamentos de Medicina Integral e de Medicina Geral e Comunitária. Em 1968, ele fundou a Sociedade de Pediatria de Brasília.

Dr. Lisboa era membro honorário da Academia Nacional de Medicina, da Sociedade Peruana de Pediatria e da Associação Costarriquenha de Pediatria. Ele foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Academia de Medicina de Brasília e professor da UNB. Ele também foi colunista do jornal Leopoldinense e membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, tendo publicado diversos livros sobre educação, medicina e memórias.

A homenagem ao Dr. Lisboa é mais do que merecida, e sua vida e obra continuarão a inspirar e beneficiar muitos.



Foto: Correio Braziliense

 
Fontes> Diário Oficial do Distrito Federal-Site Metrópoles-Facebook e Arquivo Jornal Leopoldinense


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »