04/05/2023 às 08h13min - Atualizada em 04/05/2023 às 08h13min

TCE constata omissão do Governo do Estado na regulamentação do novo Fundeb

Medida garantiria mais recursos para a área da educação nos municípios.Em audiência na ALMG, condições inadequadas em escolas, que afetariam a qualidade da educação, foram denunciadas.

ALMG - Assessoria de Imprensa
Os prejuízos no financiamento da educação no Estado foram abordados na audiência (Arquivo ALMG - Foto: Clarissa Barçante)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) constatou omissão por parte do governo mineiro na implemetação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de péssima qualidade estrutural da educação pública no Estado. O relatório foi apresentado durante audiência pública na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na manhã da quarta-feira (3/5/23).

O debate teve como objetivo discutir a necessidade do governo alterar a legislação estadual, de forma a adequá-la à Emenda à Constituição Federal 108, de 2020, que estabelece o ICMS Educacional.

A emenda federal passou a tratar o Fundeb como fundo permanente, alterou os critérios de distribuição e repasse do valor devido a título de complementação da União e trouxe alterações sobre a distribuição do ICMS para os municípios na área de educação.

Leia o texto na íntegra.

 

Assessoria de Imprensa da ALMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »