08/05/2023 às 08h33min - Atualizada em 08/05/2023 às 08h33min

Ocorrências por vegetação na rede deixaram cerca de 300 mil clientes sem energia em 2022

Em 2022, foram registradas mais de 6 mil ocorrências em Minas, o que corresponde a mais de 11%;

Comunicação Social Energisa
Plantio de árvores em locais adequados contribui para a qualidade da energia.

Manter galhos e plantas longe da rede elétrica é uma medida de segurança para todos. Mas o cuidado deve começar desde o plantio das árvores, observando a distância correta em relação à rede de energia elétrica. Para evitar danos, é fundamental as podas preventivas: os serviços de manutenção no espaço público são de responsabilidade das prefeituras. Já em áreas privadas, cabe ao condomínio ou ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista.

Em 2022, foram registradas em Minas mais de 6 mil ocorrências por árvore na rede, o que representa mais de 11% das interrupções de energia, deixando cerca de 300 mil clientes sem energia. Em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede, quebrando postes. Por isso, embora não seja de responsabilidade da Energisa, a empresa, preocupada com os clientes, para evitar ocorrências deste tipo, investiu no treinamento de equipes com aquisição de equipamentos como retroescavadeira, veículos utilitários e contratação de colaboradores voltados para este tipo de serviço. Vale ressaltar que a Energisa não realiza a poda de árvores, por questões de segurança, apenas retira os galhos que estão na rede elétrica.

“Quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos dos cabos da rede elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada. A empresa segue um cronograma para a realização de podas em locais que representem risco iminente de acidentes e danos. A poda realizada pela empresa é feita retirando somente a parte que está próxima a rede elétrica, seguindo critérios ambientais”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Minas Rio Anderson Rabelo.

 

Sobre o plantio correto de árvores:

A sombra produzida pela árvore sempre é boa, mas é importante considerar se a arvore é a correta para o local. É preciso observar a altura e o raio de copa que vai atingir na fase adulta, por isso:

 

  • Não plante árvores próximas ou embaixo de redes previamente instaladas;
  • O plantio em calçadas, sob a rede elétrica, deve ser planejado, respeitando os limites de árvores de pequeno porte com altura máxima de 4m;
  • Escolha plantas e árvores que não cresçam muito no seu jardim;
  • Respeite a faixa de servidão da rede elétrica, devendo ter uma distância mínima de segurança de 10 metros em relação ao traçado da rede.

 

Como evitar acidentes

  • Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;
  • Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nestes casos entre em contato com a Energisa;
  • Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do proprietário. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

 

Em caso de acidente, cabos partidos ou interrupção de energia, entre em contato com os canais da Energisa:

 

  • Call Center: 0800 032 0196
  • Site: energisa.com.br  
  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »