08/05/2023 às 20h06min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h06min

Retomada do Brasil Sorridente terá 3 mil novas equipes de saúde bucal

Expectativa é atender 10 milhões de pessoas nesta primeira etapa

Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 10 milhões de brasileiros e brasileiras sem acesso a dentistas e cuidados com a saúde bucal serão atendidos com a primeira etapa da retomada do Programa Brasil sorridente. Para isso, o governo federal vai incluir mais de 3 mil novas equipes de saúde bucal em 85 cidades brasileiras.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (8), a Lei da Política Nacional de Saúde Bucal, que traz de volta o Programa Brasil Sorridente. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula defendeu a educação e assistência bucal dentro das escolas.

Criado em 2004, o programa quer levar os atendimentos odontológicos onde há pouca ou nenhuma assistência. A expectativa é atender mais de 110 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a falta de saúde bucal é responsável por doenças como o câncer de boca. E citou que, no Brasil, surgem mais de 12 mil casos da doença por ano, resultando em 6 mil mortes anuais. A ministra atribui a falta de assistência à desigualdade social.

Além das novas equipes anunciadas, o Ministério da Saúde também habilitou 19 novos Centros de Especialidades Odontológicas e 10 novas unidades móveis. O investimento é superior a R$ 136 milhões para estruturar o programa – que prevê o acesso universal, igualitário e o acompanhamento aos serviços de saúde bucal e inclui esse serviço, definitivamente, no SUS.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »