18/05/2023 às 17h53min - Atualizada em 18/05/2023 às 17h53min

Passeata marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fernanda Espindola (*)
Um delicado mas importante tema ganhou destaque na tarde desta quinta-feira, dia 18, em Leopoldina. Hoje é Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E para sensibilizar, informar e incentivar a reflexão sobre o papel da sociedade no combate a esse tipo de crime, a Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma caminhada de conscientização pelas ruas do Centro.
 
Através da campanha “Faça Bonito”, a mobilização reuniu professores e alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Leopoldina, além de representantes da rede de proteção e sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.
 
Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Dados do Disque 100 mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Por isso, é importante perceber os comportamentos da criança em todos os ambientes em que ela transita. Seja em casa, na escola ou na casa de parentes.
 
Para identificar quem está sofrendo os abusos, é preciso estar atento aos  sinais. Entre eles, estão mudanças de comportamento, comportamentos infantis repentinos, silêncio predominante, mudanças súbitas de hábitos, queda no rendimento escolar, traumatismos físicos e comportamentos sexuais.
 
Em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie pelo Disque 100. A ligação é gratuita e a denúncia anônima. Mas qualquer pessoa pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »