02/06/2023 às 08h38min - Atualizada em 02/06/2023 às 08h38min

Autoleitura rural: energia no campo com controle e economia

Novo Calendário Rural 2023 da Energisa orienta consumidores sobre os benefícios ao informar para a distribuidora a sua própria leitura do medidor

A energia é vital para o desenvolvimento e a qualidade de vida de quem vive fora dos grandes centros urbanos do Brasil, em lugares muitas vezes de difícil acesso, que abrigam importante setor da economia do país: o agronegócio e a agricultura familiar. 

 

A Energisa sabe disso e há alguns anos, em uma relação de confiança e reciprocidade com as famílias e empreendedores rurais, incentiva a prática da autoleitura. Embora seja autorizada a fatura por média, a Energisa recomenda a prática da autoleitura para controlar o valor correto com base no seu consumo. 

 

O maior benefício para o consumidor é que se naquele mês ele consumiu menos, ele também irá pagar menos, porque o consumo não será calculado por média, e sim pelo registro informado por ele. É fácil e rápido. Nos dias selecionados no calendário, ele vai até o medidor da sua propriedade, anota os números do visor e repassa para distribuidora pelos canais de atendimento. 

 

O que é autoleitura? 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que as distribuidoras de energia do país tenham a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses, face às grandes distâncias entre os consumidores nestas áreas rurais.  Ao mesmo tempo, para que o consumidor rural possa ter um controle mais justo e previsível do seu uso de energia, a ANEEL também permite que o próprio consumidor rural informe diretamente à concessionária o seu consumo de energia ao longo de três meses consecutivos, nas datas estabelecidas no Calendário Rural, que já está sendo distribuído. 

 

– Sabemos que algumas regiões começam o período de safra, o que pode elevar em alguns meses o consumo de energia e consequentemente o valor da fatura do cliente no mês em que não é possível realizar a leitura. Queremos nossos clientes satisfeitos e que paguem pelo consumo real, por isso estamos reforçando que o próprio cliente faça a leitura e informe diretamente à Energisa – destaca Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Minas Rio. 

 

Por isso, desde março, a Energisa está entregando aos clientes da classe rural o Calendário Rural 2023, que traz orientações para que o cliente informe o consumo de energia mensalmente e garanta maior controle financeiroDesta forma, basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a Energisa, por meio de um dos canais de atendimento da empresa . 
 

Calendário    Descrição gerada automaticamente

Calendário Descrição gerada automaticamente

 

 

Atualmente são cerca de 700 mil consumidores rurais no Grupo Energisa, deste 80 mil somente em Minas. Mas vale destacar que outras classes de consumidores também podem realizar a autoleitura, em situações em que há impedimento para a leitura do medidor, como: portão fechado na ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança. Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 mesesMas se o cliente estiver atento ao período que deve ser feita a autoleitura, ele pode informar à Energisa, evitando a fatura por média. 

 

Como realizar a autoleitura? 

 

Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia. 

 

O medidor possui um visor onde está disponível o consumo de energia. Sem tocar na caixa de medição, o cliente deve anotar os números e enviar a informação por um dos canais de atendimento da Energisa. Para os medidores que possuem duas sequências (canais) de leitura, como os de Unidades Consumidoras com Geração Distribuída e irrigantes, por exemplo, as duas sequências devem ser informadas. O cliente pode, ainda, enviar uma foto legível da leitura disponível no medidor de energia por meio dos canais digitais ou apresentar ao atendente, no caso do atendimento presencial. 

 

Para que o procedimento seja efetivamente cadastrado na Energisa, é importante fazer a leitura no dia certo, observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia para evitar erros na emissão da fatura. 

 

O envio da autoleitura pode ser feito pelos canais digitais. Se for pelo Energisa Onbasta acessar o aplicativo com os seus dados, escolher a opção "Serviços", e depois o ícone "Informar leitura". Já para quem optar pelo site www.energisa.com.br, basta se cadastrar na Agência Virtual, clicar em "Sua Fatura" e depois "Informar leitura". 

 

Quem preferir a opção por telefone, pode conferir nos links  a seguir os números de atendimento da Energisa através do call center ou do WhatsApp da Gisa, que variam de acordo com a sua região. 

 
 
 

Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III - COORDENACAO DE COMUNICACAO E MARKETING BP


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »