06/06/2023 às 16h10min - Atualizada em 06/06/2023 às 16h10min

Jovens egressos do sistema socioeducativo se formam em curso de mecânica de motos

Capacitação é oferecida pelo programa Se Liga, da Política de Prevenção Social à Criminalidade; aprendizado representa oportunidade de mudança de vida

Agência Minas
Sejusp - divulgacão

Uma turma de sete jovens que cumpriram medidas socioeducativas comemorou a conclusão do curso de Mecânica de Motos oferecido pelo programa Se Liga. A cerimônia de formatura foi na Associação Médica de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, nessa segunda-feira (5/6), e contou com a presença de familiares, amigos, membros da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e outros convidados envolvidos na capacitação profissional.
 

O curso teve carga horária de 120 horas/aula e foi financiado por meio de uma emenda parlamentar. Nele, os jovens começaram o aprendizado a partir do esqueleto, o quadro, até a montagem completa do veículo. Esta realização é motivo de orgulho para o formando Robson André Alves Junior, 20 anos, que relata jamais ter imaginado a possibilidade de estudar mecânica de motos. “Quando começamos, a moto estava na carcaça. Em um mês, conseguimos montar tudo e aprender o funcionamento. Estou muito animado e acredito que vou conseguir trabalhar na área”.

No programa Se Liga, os jovens egressos de medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação de Minas Gerais recebem acompanhamento e acolhimento, para que possam acessar as redes de proteção social e os seus direitos, e consigam conquistar alternativas diferentes daquelas que os levaram ao Sistema Socioeducativo. Trata-se de um programa de livre adesão, pelo qual o adolescente pode dar continuidade às ações iniciadas e/ou apontadas pela unidade socioeducativa, assim como seguir com as novas escolhas que surgem diante da conclusão da medida socioeducativa.

Para a superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Supec, Flávia Cristina Silva Mendes, a formatura representa uma festa, um motivo de muita alegria. “A gente acredita que a partir de agora eles terão a oportunidade de construir um mecanismo de recurso financeiro e, assim, buscar novos caminhos para a vida”.


Foto: Bernardo Carneiro 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »