12/06/2023 às 07h20min - Atualizada em 12/06/2023 às 07h20min

Falta de limpeza em bueiros persiste em vários pontos da cidade

Em alguns bueiros cresce até mato e outros exalam o mau-cheiro proveniente da ligação clandestina de esgoto sanitário.

Luiz Otávio Meneghite
O mato cresce viçoso dentro dos bueiros(Foto de Luiza Meneghite Cézar)
É atribuída a Chico Xavier a expressão: ‘Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim, o que menos se suja’. No caso de Leopoldina dá para se perceber que a cidade está mais limpa, fruto de ação positiva dos operários contratados pela Prefeitura por meio de empresas terceirizadas que diariamente fazem a varrição, a coleta de lixo domiciliar e dos descartes feito pela população.

As falhas ainda existem, umas provocadas pelo vandalismo, outras por catadores de recicláveis (esses em menor número) e algumas por descuido do setor responsável. Um exemplo é falta de limpeza mais frequente em bueiros de captação de água pluvial. Em alguns cresce até mato e outros exalam o mau-cheiro proveniente da ligação clandestina de esgoto sanitário.

Para refrescar a memória

No dia 11/03/2023, às 12h15min, o Jornal Leopoldinense publicou uma matéria com a foto que ilustra este texto, mostrando que quem circula em veículos pelas vias públicas de Leopoldina, não percebe o crescimento de mato dentro dos bueiros de captação de água pluvial em alguns pontos da cidade.

Por outro lado, quem circula a pé observa, não só a falta de limpeza nesses equipamentos públicos, como também sente o mau cheiro proveniente de ligações clandestinas de esgoto sanitário na rede pluvial.

A reportagem percorreu alguns pontos da zona urbana e pode constatar que o problema é extenso e não se limita aos bairros periféricos, sendo registrado também em locais mais próximos ao centro. Vale a pena fiscalizar a pé e não de dentro de veículos.

A Prefeitura de Leopoldina vem divulgando com frequência os resultados do que convencionaram chamar de 'Operação Cidade Limpa' com a utilização de roçadeiras que levantam poeira e lançam pequenas pedras em veículos em circulação pela área.

Há poucos dias, numa fila de atendimento de correspondente bancário que se formam nos passeios onde eles funcionam, ouvi um contribuinte portando um carnê de IPTU, rasgando elogios ao atual estado de limpeza de toda a cidade de Leopoldina. No entanto, ele fez uma observação quanto ao perigo da utilização das roçadeiras na limpeza das vias públicas. Na opinião dele, o serviço é eficaz, mas as telas de proteção poderiam ser ampliadas para melhor proteger as pessoas e os veículos que passam onde o serviço está sendo executado.

Durante a campanha eleitoral das eleições municipais de 2020, o atual prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz disse ao Jornal Leopoldinense: “É obrigação da Prefeitura cuidar das praças, passeios públicos e ruas. Temos que zelar pela limpeza urbana e pela manutenção destes espaços públicos, para que Leopoldina seja uma cidade limpa, bonita e bem organizada”, pontuou na ocasião.

Não há como negar que a Administração Municipal está cumprindo o que foi prometido e a cidade aparenta estar mais limpa, mas sempre tem algo que fica só na aparência e pode ser corrigido. A limpeza dos bueiros e o aumento da proteção com telas nos locais onde as roçadeiras são utilizadas, merece um pouco mais de atenção.

Que tal tentar?


Bueiro quebrado com restos de folhas  (Foto: Luciano Baía Meneghite - 13/05/2023)

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »