15/06/2023 às 19h57min - Atualizada em 15/06/2023 às 19h57min

Aposentados da educação reclamam de baixa remuneração e dos serviços do Ipsemg

Participantes de audiência também denunciam a morosidade da publicação de aposentadorias e cobram fim do desconto previdenciário e pagamento de direitos adquiridos.

ALMG - Assessoria de Imprensa
O fim da contribuição previdenciária e a aprovação de reajuste são algumas das demandas dos aposentados da educação (Foto: Ricardo Barbosa)
Os aposentados da educação básica não têm encontrado a tranquilidade que esperavam depois de décadas de serviços prestados na rede pública, por não conseguirem arcar com despesas básicas nem terem acesso ao atendimento de saúde que necessitam no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg). 

É o que relataram representantes da categoria reunidos em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta quarta-feira (14/6/23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Sobre os proventos de aposentadoria, além da queixa comum aos trabalhadores da ativa quanto aos baixos valores em si, inferiores ao piso nacional, se soma o desconto previdenciário que passou a ser cobrado de quem ganha acima de três salários mínimos após a reforma da previdência estadual. Antes, só quem ganhava acima do teto do regime geral de previdência contribuía.

Leia o texto na íntegra


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »