17/06/2023 às 09h15min - Atualizada em 17/06/2023 às 09h15min

Comissão da ALMG cobra fim do policiamento unitário no Estado

Modalidade faz parte do portfólio de serviços da PM, mas pode colocar em risco a vida e a integridade física de policiais.

Assessoria de Imprensa ALMG
O presidente da comissão leu denúncias enviadas por policiais preocupados com o policiamento unitário em diversas regiões do Estado (Foto: Sarah Torres)

Preocupado com a prática da modalidade de policiamento unitário no Estado, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Sargento Rodrigues (PL), convocou audiência para debater suas consequências para os policiais. Mesmo após ouvir o posicionamento do comando da Polícia Militar nesta sexta-feira (16/6/23), o parlamentar se manteve convicto contra a sua adoção, devido aos riscos envolvidos.

Como o próprio nome sugere, na modalidade de policiamento unitário o policial encontra-se sozinho, sendo responsável por uma área específica. Se está com um veículo, o estaciona em locais estratégicos ou em entroncamentos nas principais vias, com o intuito de propiciar visibilidade e sensação de segurança.

Contudo, Sargento Rodrigues entende que, na ausência da supremacia de forças, a vida e a integridade física dos policiais militares é colocada em risco. Para exemplificar, ele apresentou vídeos de situações em que militares foram atacados, como no município de Santa Margarida (Zona da Mata), em 2017, onde um cabo foi assassinado durante o assalto a dois bancos.

Leia a matéria na íntegra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »