22/06/2023 às 17h20min - Atualizada em 22/06/2023 às 17h20min

Servidores da Prefeitura participam de capacitação para aprimorar atendimento à população migrante

Fernanda Espindola
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
Com o objetivo de qualificar e aprimorar o atendimento à população migrante, refugiada e apátrida, e aprofundar o debate sobre a migração internacional, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram, entre os dias 19 e 20 de junho, de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora.
 
O encontro, realizado em parceria com a Agência da ONU para refugiados (ACNUR/OIM), reuniu representantes de 20 cidades e serviu para preparar os municípios da Zona da Mata para o fenômeno que está acontecendo no Brasil: a interiorização dos migrantes da Venezuela e de outros países.
 
Durante três dias, as assistentes sociais da Prefeitura de Leopoldina, Josiane Alves Ferreira de Castro e Beatriz Brum Fonseca Meireles, e o técnico em abordagem social, Carlos Henrique Fernandes dos Santos, participaram de importantes debates acerca dos direitos dessa população, bem como a forma de acolhimento e o respeito à cultura desses usuários que adentrando ao país têm os mesmos direitos que os brasileiros.
 
Em Leopoldina, a porta de entrada para o atendimento dessa população é o CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). De acordo com a coordenadora do serviço, Josiane Alves Ferreira de Castro, já há registros da população internacional no município.
 
"Temos, inclusive, venezuelanos residindo em Leopoldina. Através do CREAS, todos recebem o atendimento adequado, orientação e inclusão nos serviços da Prefeitura, evitando assim que essas pessoas fiquem em situação de vulnerabilidade social", explica Josiane Alves, completando:
 
"Por mais que muitos deles ainda não fixem residência aqui, quando passam pela cidade também têm o direito de utilizar os serviços das políticas públicas do município. Aos que estão indo para outros lugares, a Prefeitura oferece passagem, local para alimentação, higiene pessoal e pernoite na Casa de Passagem/Casa do Cidadão. A interiorização da migração já é uma realidade na Zona da Mata e o nosso município está se preparando para atendê-los com dignidade".
 
O CREAS Leopoldina atende na Rua Linfoldo Pinheiro - s/n- em frente ao número 22, no bairro Chácara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »